Legenda: Em 190 anos, apenas três deputados alcançaram marca de nove mandatos seguidos no Legislativo do Ceará.
Foto: Louise Dutra (Ilustração).
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) tem três deputados estaduais com a marca de 36 anos na Casa, ou seja, nove mandatos seguidos: João Viana de Araújo (morto em 2020), Zezinho Albuquerque (PP) e Fernando Hugo (PSD) — os dois últimos ainda em atividade. O período é um recorde na história de 190 anos do Parlamento.
Zezinho Albuquerque e Fernando Hugo foram eleitos pela primeira vez para o posto em 1990. Desde então, acumulam mais de três décadas como deputados estaduais, o que inclui passagens pela suplência das cadeiras e licenças para assumir cargos no secretariado do Governo do Ceará.
Atualmente, Zezinho está licenciado da Alece para atuar como secretário das Cidades da gestão Elmano de Freitas (PT), enquanto Fernando é titular na vaga de parlamentar. Ambos devem disputar a reeleição no próximo ano e podem atingir a marca de 10 mandatos seguidos no Legislativo estadual.
O "Baú da Política" é uma série de reportagens do Diário do Nordeste que explora a história política e social do Ceará. Nesta edição, o especial aborda figuras, eventos e processos marcantes dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), celebrado em 2025.
Por sua vez, João Viana de Araújo conquistou as nove eleições para deputado estadual entre 1963 e 1994. O político faleceu em 2020, tendo também no currículo três mandatos de prefeito do Cedro, na região Centro-Sul do Ceará.
LONGO TEMPO DE CASA
Almir Santos Pinto (falecido em 1991), Aquiles Peres Mota (falecido em 2000) e Manuel de Castro Filho (falecido em 1995) completam a lista de políticos com maior número de mandatos na Alece. Ambos foram eleitos oito vezes como parlamentares estaduais, conforme levantamento do Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia (Malce).
DEPUTADOS COM MAIOR NÚMERO DE MANDATOS NA ALECE, SEGUNDO O MALCE:João Viana de Araújo: Teve nove mandatos consecutivos, iniciando em 1963 como primeiro suplente. Em seguida foi eleito mais oito vezes, exercendo a função na suplência durante as legislaturas de 1987 e 1991.
Fernando da Silva Colares Hugo (PSD): Atualmente está no 9° mandato de deputado estadual. Compõe a lista de parlamentares com mais mandatos consecutivos, sendo o primeiro em 1991.
José Jácome Carneiro Albuquerque - Zezinho Albuquerque (PP): Atualmente está no 9° mandato. Também iniciou a trajetória na Casa em 1991, sendo apenas o terceiro mandato como suplente, os demais como titular.
Manuel de Castro Filho: Foi deputado estadual por 8 mandatos consecutivos (1947-1974). É um dos recordistas do período pós-Estado Novo. Faleceu em setembro de 1995.
Aquiles Peres Mota: Teve 8 mandatos. Ingressou na política em 1955 como suplente de deputado, sendo eleito para mais sete mandatos. Foi presidente da Alece por dois biênios (1979-1980 / 1983-1984). Faleceu em março de 2000.
Almir Santos Pinto: Foi constituinte em 1947. O parlamentar foi eleito para mais sete legislaturas, sendo a última em 1975. Faleceu em novembro de 1991.
Antônio Pinheiro Granja (PSB): Está no 7° mandato. Foi eleito pela primeira vez em 1998. Atualmente, o parlamentar é suplente do PSB, mas está em exercício após licenças de titulares do partido para idas ao secretariado do Governo do Ceará.
Osmar Baquit (PSB): Está no sétimo mandato de deputado estadual. Foi eleito para o Legislativo pela primeira vez em 1998. Atualmente, está licenciado do cargo para atuar como coordenador especial de Apoio à Governança das Regionais de Fortaleza (CEGOR).
(*) Matéria completa no DN








Nenhum comentário: