Entenda como o pão de coco se tornou uma tradição de Páscoa no Ceará

É uma mistura de fé, sabor e tradição. Ao longo do ano, é possível encontrá-lo nas padarias e nos supermercados, mas quando chega a Páscoa, é quase impossível desviar dele – se você mora no Ceará. Estamos falando do pão de coco, uma iguaria tradicional do estado amplamente consumida no período da Semana Santa.

O pão de coco é semelhante ao chamado pão de massa fina – conhecido no Ceará como ‘sovadinho’ -, mas sua massa é mais adocicada e, como o nome entrega, leva coco ralado. Em algumas variações, é polvilhado com coco queimado ou mel.

le é tão popular no Ceará que, na última semana, a Assembleia Legislativa (Alece) aprovou uma requisição reconhecendo o pão de coco como um “bem de destacada relevância histórica e cultural do Estado do Ceará”. O reconhecimento foi sancionado pelo governador do estado, Elmano de Freitas, na quarta-feira (16).

“O pão de coco transcende a culinária e se firma como um elo entre gerações, presente em momentos afetivos, celebrações populares, cafés em família e lanches à beira-mar. Está incorporado às tradições do nosso povo, evocando memórias afetivas e reforçando laços culturais, tanto no litoral quanto no interior do Estado”, afirmou o deputado Romeu Aldigueri (PDT), presidente da Assembleia, que propôs a medida.

Ao g1, o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan), Alex Martins, afirmou que, no período da quaresma, a procura pelo pão aumenta até 500%. Neste ano, o setor espera vender mais de 3,3 milhões de unidades de pão de coco.

"Só aqui no estado do Ceará se fabrica o pão de coco, o verdadeiro pão de coco", afirma Alex Martins. "Nesse momento de quaresma é onde realmente se dá a cultura do cearense de comprar o pão de coco. Ele vira presente na mão dos cearenses, que compram muitos pães e dão de presente aos seus entes queridos, parentes, amigos, colegas"

Related Post

Entenda como o pão de coco se tornou uma tradição de Páscoa no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 19 de abril de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...