No Sertão, o sinônimo de chuva é inverno, e ela é bem-vinda. Em 1979, o ano começou com boas perspectivas. Mas, após breve período de precipitações em todo o Estado, a estiagem tomou conta. O ano anterior já não tinha sido o ideal, com chuvas ligeiramente abaixo do padrão histórico.
Pelos cinco anos que se seguiram, de 1979, as precipitações ficaram sempre abaixo da média, na mais prolongada seca sobre a qual havia registro até então — que viria a ser superada pelo período de poucas precipitações entre 2012 e 2017.
Aquela seca chegou ao fim com a quadra chuvosa de 1984. Em outra realidade social e de infraestrutura, o período há mais de quatro décadas marcou a última grande fome relacionada à seca no Ceará, amplamente documentada nas páginas do O POVO.
🔗Confira reportagem completa acessando mais.opovo.com.br ou o link na bio.
📷️Fotos: Acervo O POVODOC
✒️Design: Larissa Nascimento/Especial para O POVO
Nenhum comentário: