A Associação Cearense de Imprensa (ACI) se somou a diversas entidades presentes à audiência pública sobre o tema “Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil”, realizada no Senado Federal. O primeiro tesoureiro da ACI, Salomão de Castro, integrou o grupo de jornalistas na atividade.
Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa, anunciou iniciativas jurídicas e institucionais da entidade contra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), devido aos atos de violência que resultaram na retirada de jornalistas do plenário na sessão da Câmara realizada em 9 de dezembro, quando era discutida a tentativa de cassação do mandato do deputado federal Gláuber Braga (Psol-RJ). Ele destacou ainda o papel da ABI em outras ações institucionais referentes à defesa dos direitos dos jornalistas.
A audiência contou ainda com a presença de dirigentes de entidades como Samira de Castro (Fenaj), Katia Brembatti (Abraji) e Bia Barbosa (Repórteres Sem Fronteiras).
A audiência foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. “Foi um momento importante, com encaminhamento de ações concretas em defesa das liberdades de imprensa e de expressão, bem como de ações em defesa da segurança dos jornalistas”, pontua Salomão de Castro.
(*) Roberto Moreira








Nenhum comentário: