MAIS DE 1 BILHÃO DE PESSOAS TÊM OBESIDADE
A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar o uso de terapias com GLP-1 para o tratamento da obesidade. Conhecidos como “canetas emagrecedores”, esses medicamentos agora fazem parte das orientações para o cuidado de longo prazo da doença.
A diretriz foi publicada nesta segunda-feira (1º) e marca a primeira vez que a OMS recomenda formalmente esse tipo de tratamento. De acordo com o órgão, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade.
A primeira recomendação condicional sugere que adultos, exceto mulheres grávidas, utilizem medicamentos com GLP-1 como parte do tratamento de longo prazo da obesidade.
A segunda orientação indica que medidas como dieta equilibrada e atividade física devem acompanhar o uso dos medicamentos.
A recomendação surge em um momento de aumento global da demanda por agonistas de GLP-1, levando governos a avaliarem a inclusão desses medicamentos nos sistemas públicos de saúde.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que a orientação reconhece a obesidade como uma doença crônica que exige cuidados contínuos.
Segundo ele, embora os medicamentos não sejam a solução isolada, eles podem ajudar milhões de pessoas a enfrentar a obesidade e reduzir os prejuízos à saúde relacionados à doença.







Nenhum comentário: