Consumidores não confiam mais em grandes marcas na hora de comprar carne



Após a operação Carne Fraca da Polícia Federal apontar diversas irregularidades nas carnes industrializadas dos principais frigoríficos do país, os consumidores estão receosos e perderam a confiança nas grandes marcas.
É o que mostra o resultado de uma enquete feita pelo Site Miséria, que avaliou a confiança dos leitores nos principais selos de produto bovino do país. A amostragem foi feita após a repercussão massiva da grande mídia sobre o assunto. 
O Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo. Em 2016, a produção total de carnes no país somou mais de 25 milhões de toneladas, sendo que 25% desse volume teve como destino as exportações.
Logo quando foi deflagrada a Carne Fraca, há cerca de 11 dias, o país sofreu uma queda brusca no número diário de exportação. Na ocasião, o Ministério do Desenvolvimento divulgou o valor de exportações diárias de US$ 73 mil, número comparável a zero, diante dos usuais US$ 63 milhões em carnes vendidas ao exterior por dia. 
O governo apelou, durante uma reunião na Organização Mundial do Comércio, para que os países não adotassem "restrições arbitrárias" em relação à carne brasileira. Mesmo com o pedido, diversos países, como a China, diminuíram o consumo ou aumentaram a fiscalização das carnes brasileira. Outro grupo pediu explicações ao governo brasileiro. 
A amostragem do Miséria indica, portanto, um comportamento natural dos consumidores finais de um produto essencial à cesta básica.
Entre os leitores que participaram da pesquisa, 65,3% alegaram que não confiam mais nas grandes marcas na hora de comprar carne. Deste grupo, 213 são homens e 105 são mulheres. Os que ainda acreditam na qualidade da carne industrializada representam 34,97% dos votos, sendo 143 homens e 28 mulheres. 
Este cenário aponta uma realidade tão nova quanto incerta. Não se sabe até quando irá durar o comportamento dos consumidores que, como alternativa, podem passar a procurar consumir em frigoríficos de bairro, onde a fiscalização da qualidade dos produtos se torna mais fácil e segura. 
Na sua opinião, qual a melhor maneira de lidar com o problema?
Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

Related Post

Consumidores não confiam mais em grandes marcas na hora de comprar carne BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 30 de março de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...