Ceará tem melhor avaliação do Nordeste em leitura, mas nível de insuficiente atinge 45% dos alunos


Apresentação de dados ANA 2016 nesta quarta-feira em Brasília  (Foto: MEC/Divulgação)

O Ceará é o estado do Nordeste com melhor desempenho em leitura, escrita e matemática, conforme a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados, de 2016, do ministério mostram também que o índice cearense nos três quesitos supera a média nacional.
Apesar de superar os dados da região e do país, o Ceará tem 45% dos alunos com nível insuficiente em leitura (no Nordeste esse índice é de 69%); 25% dos alunos com nível insuficiente em escrita (48% no Nordeste); e 48% de insuficiência em matemática (67% na região). No país, o nível insuficiente atinge 55% dos estudantes em leitura, e 51% nos outros dois quesitos, conforme o MEC.
O estudo classifica o nível de aprendizagem em quatro níveis, de 1 a 4. Estudantes com nível de aprendizagem 1 ou 2, estão incluídos na categoria de crianças com nível "insuficiente" de conhecimento em leitura, escrita e matemática. Já os alunos que atingiram nível 3 ou 4 são considerados estudantes com nível "suficiente" de aprendizagem.
Os dados contemplam alunos de 8 anos de idade que cursam o 3º ano do ensino fundamental. As crianças com nível insuficiente têm dificuldade de reconhecer figuras geométricas, o valor monetário de uma cédula e contar objetos, por exemplo. Apresenta também dificuldade para ler palavras com mais de uma sílaba e para identificar o assunto de um texto mesmo estando no título.
Presente em Brasília durante a apresentação dos dados, o governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que eliminar o analfabetismo é fundamental para desenvolvimento "mais justo". "Nós sabemos que para se construir um país mais justo, não há outra maneira que não seja o fortalecimento da educação. O Brasil não pode avançar sem resolver o problema da alfabetização”, disse.
O secretário de Educação do Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Idilvan Alencar, defendeu a alfabetização das crianças no segundo ano, aos sete anos. "Essa questão de alfabetizar na idade certa é ponto fundamental do PNAIC. Condenar as nossas crianças a serem alfabetizadas até os nove anos de idade não existe”, alertou Alencar. "Nó Ceará, nós nunca abrimos mão da alfabetização no segundo ano, aos sete anos", finalizou.

Related Post

Ceará tem melhor avaliação do Nordeste em leitura, mas nível de insuficiente atinge 45% dos alunos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...