Projeto Alcance inova em 2019 com implantação de plataforma virtua

Projeto Alcance inova em 2019 com implantação de  plataforma virtual
O Projeto Alcance Enem, implantado pela Assembleia Legislativa em 2012 com o objetivo de oferecer aos alunos e egressos da rede pública de ensino curso preparatório para o Enem, inova este ano com implantação da plataforma virtual alcancevirtual.al.ce.gov.br.
No espaço, são disponibilizadas apostilas, videoaulas, e um banco de questões para o aluno Alcance e qualquer pessoa com acesso à internet.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), destaca a iniciativa e lembra que a atual gestão tem como um dos principais compromissos aproximar a sociedade e o Parlamento. "Este ano, com a implementação desse ambiente virtual do Alcance, temos a certeza de que mais estudantes serão beneficiados em todo o Ceará, melhorando a qualidade do ensino e aumentando o número de aprovações. Ao preparar os jovens para o ingresso no ensino superior, o Legislativo contribui para gerar mais oportunidades para eles”, ressalta o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT).
O deputado Elmano Freitas (PT), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos (CAEAE) da AL, aponta outra novidade do projeto que é a adoção da Metodologia Ativa, como forma de potencializar a aprendizagem dos alunos. "Nesse processo, o aluno é o centro e o principal responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que os discentes desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa", explica o parlamentar. 
A assessora para assuntos educacionais do CAEAE, Dione Félix, acrescenta que a iniciativa contempla ainda a Sala de Aula Invertida, um método atual com foco nos conteúdos virtuais. "Nesse modelo, o aluno tem acesso aos conteúdos online, para que o tempo em sala seja otimizado. Isso faz com que ele chegue com um conhecimento prévio. Tal fato incentiva o interesse e participação da turma. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos alunos nos encontros presenciais", pontua Dione.
RESULTADOS
De 2012 a 2018 foram atendidos aproximadamente 20.000 alunos, com 1.504 aprovações no Enem e Vestibulares. Desde então, o Alcance vem sendo aperfeiçoado para melhor capacitar o aluno, da Capital e do Interior, para uma vaga no Ensino Superior.
Dione Félix explica que as aulas visam o desenvolvimento completo do aluno nas habilidades e competências exigidas pelo Enem, abordando os temas recorrentes nas provas anteriores, trabalhados de forma interdisciplinar, por experientes professores, com alto nível didático-pedagógico, metodologias e tecnologias inovadoras e experiência comprovada em cursos preparatórios.
Em 2018, com a melhoria dos meios de transmissão, "ampliamos para 30 o número de municípios com espaços organizados em Câmaras Municipais, Secretarias de Educação, Escolas, Sindicatos e outros, com um total de 1.617 alunos no interior e 1.893 na capital", acentua a assessora.
Ela lembra que "o aumento do acesso à educação são medidas essenciais para políticas de empregabilidade e distribuição de renda, sendo um poderoso instrumento para reduzir a pobreza e a exclusão social".
Da Redação/com Assessoria.

Related Post

Projeto Alcance inova em 2019 com implantação de plataforma virtua BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 22 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...