Toffoli cria grupo para definir regras de atuação de juízes nas redes



O presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, criou uma força-tarefa para elaborar regras de condutas que juízes terão que seguir nas redes sociais. Leia a íntegra.
O prazo para a apresentação do relatório é de 30 dias, contados a partir de 2 de março, data decisão de Toffoli.
O grupo será coordenado pelo ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Aloysio Corrêa da Veiga. A equipe é também composta pelos juízes Eduardo Carlos Bianca Bittar, Carl Olav Smith, Giovanni Olsson, Marcia Maria Nunes de Barros, Morgana de Almeida Richa e Inês da Fonseca Porto.
Em abril, o presidente do Supremo abriu inquérito para apurar disseminação de notícias falsas contra os membros do STF e familiares.
JORNAIS IMPÕEM REGRAS PARA REPÓRTERES
Vários jornais têm diretrizes sobre como seus profissionais devem se comportar na internet, sobretudo ao postarem em redes sociais.
O jornal New York Times, por exemplo, afirma que jornalistas “não devem expressar opiniões partidárias, promover visões políticas, apoiar candidatos, fazer comentários ofensivos ou dizer algo que prejudique a reputação jornalista do Times”. Orienta ainda os funcionários a não reclamar sobre serviços ou produtos nas redes sociais.
No Brasil, o Grupo Globo tem como uma das regras proibir os funcionários de curtirem publicações em páginas de políticos, embora permita que sigam os perfis –as curtidas dos usuários são 1 dos fatores considerados pelo algoritmo do Facebook para determinar o que será exibido na linha do tempo.
Em carta, o presidente do Conselho Editorial do grupo, João Roberto Marinho, também diz que os jornalistas devem “se abster de expressar opiniões políticas, promover e apoiar a partidos e candidaturas, defender ideologias e tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo”.
PODER 360

Related Post

Toffoli cria grupo para definir regras de atuação de juízes nas redes BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 6 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...