Coronavírus deve cancelar o Carnaval e outros eventos que atraem multidões?


Aglomerações típicas do Carnaval, os blocos têm potencial para disseminação de doenças, segundo especialistas

Praticamente todos os anos, as músicas mais tocadas no Carnaval da Bahia batizam as viroses que deixam lotados os postos de saúde, após os sete dias oficiais de folia.
Segundo especialistas, a grande aglomeração de pessoas num espaço restrito, junto com alimentação majoritariamente inadequada, desidratação e falta de sono, criam as condições ideais para o alastramento de doenças.
Poderia ser esse o caso do coronavírus? E mais: as autoridades deveriam cancelar o Carnaval neste ano como precaução — mesmo que, por enquanto, não tenha havido confirmação de infectados no Brasil? E outros eventos que atraem multidões como shows e jogos de futebol, também deveriam ser cancelados?
Essas são algumas das perguntas que muitos brasileiros vêm se fazendo nas últimas semanas de olho na folia, que vai até a Quarta-Feira de Cinzas (26/2) . Na China, uma das medidas para frear o surto que até a publicação desta reportagem tinha provocado a morte de 490 pessoas, foi o adiamento em todo o país de partidas de futebol e outros eventos esportivos.
A resposta que infectologistas ouvidos pela BBC News Brasil têm dado é que, até agora, nada justifica o cancelamento da folia, mas é preciso ficar atento ao avanço da doença, tanto no Brasil quanto nos países de onde sai a maioria dos turistas.
O surto do novo vírus que começou na cidade chinesa de Wuhan, gerou pânico ao redor do mundo. Até o momento, foram relatados casos de infecção pelo coronavírus em 25 países, com o total de contaminados chegando a 25 mil. Na semana passada, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a doença como emergência de saúde pública global.
Na semana passada, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que não há "nada específico sobre o Carnaval". Ele garantiu que portos e aeroportos serão monitorados e recomendou "lavar as mãos e evitar compartilhar objetos, como copo e talheres".
Segundo o Ministério de Saúde, "no momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral".
De acordo com a pasta, é "fake news" que o "Carnaval será porta de entrada para o novo coronavírus.
Nesta segunda-feira (3), o governo federal anunciou ter decretado situação de emergência, mas disse ter tomado a medida principalmente para lidar com os brasileiros que serão trazidos de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus.
R7

Related Post

Coronavírus deve cancelar o Carnaval e outros eventos que atraem multidões? BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...