Fortaleza fica em 1º lugar no Índice Comparativo de Gestão Municipal no Ceará

 



Fortaleza alcançou a primeira colocação no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), publicado pelo Anuário do Ceará 2020-2021, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). 

A ferramenta avaliou o exercício administrativo dos municípios cearenses e realizou a análise comparativa das gestões municipais cearenses, tomando por base cinco referências: eficiência, gestão fiscal, planejamento, transparência e resultado. 

Essas dimensões são normalmente utilizadas na formulação de índices objetivando avaliar o desempenho da gestão pública dos municípios. A cidade de Fortaleza obteve o melhor índice geral (0,70498), seguida por Aquiraz (0, 64435) e São Gonçalo de Amarante (0,63211). 

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza (Sepog), Philipe Nottingham, elenca algumas diretrizes e ações por trás do bom desempenho do ICGM: a gestão fiscal compartilhada entre diferentes órgãos, com supervisão direta do prefeito, por meio do Comitê de Gestão por Resultado e Gestão Fiscal (Coggerfor); a criação de redes corporativas, reunindo servidores de áreas específicas que trabalham em diferentes órgãos, como a própria Rede de Planejamento, padronizando processos, otimizando fluxos e compartilhando agendas estratégicas; o modelo de Gestão por Resultado; e o compromisso com o equilíbrio fiscal do Município.  

“Isto é resultado, principalmente, do trabalho liderado pelo Cogerffor, que acompanha sistematicamente toda gestão fiscal e por resultado do Município, mas vai além, tem muitas ramificações por toda a Administração. Foi uma decisão do prefeito Roberto Cláudio, ainda lá no início da gestão, em 2013, de trabalhar com metodologia e técnica todo o planejamento e a gestão. É gratificante caminhar para a conclusão de sua gestão com isso tão bem consolidado no Município”, reforça Philipe, também membro do Cogerffor.  

Para o prefeito Roberto Claudio, “liderar o ranking de gestão municipal , ao mesmo tempo em que reconhece todo o trabalho realizado pelo Município de Fortaleza, faz recair sobre a gestão a responsabilidade de se manter nesse grau de excelência de gestão porque é a melhor maneira de prestar serviços à nossa população”, afirmou.

Esta é a terceira edição do ICGM e a primeira primeira vez que Fortaleza fica na primeira colocação. O bom resultado coloca a Capital como a maior expoente em gestão pública no Ceará e possibilita que o bom trabalho desenvolvido pela gestão Roberto Cláudio possa se tornar parâmetro, além de servir de referência de boa prática aos municípios cearenses.  

O Índice Comparativo de Gestão Municipal é fruto de convênio entre o Anuário do Ceará e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), do Governo do Estado. 

O Anuário do Ceará 2020/2021 foi lançado oficialmente na noite desta segunda-feira (21.09), durante transmissão por meio de uma live coordenada pelo jornalista Jocélio Leal, editor chefe do Anuário do Ceará, e de que participaram, além do prefeito Roberto Cláudio, o governador Camilo Santana, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo, a presidente do Sistema O Povo de Comunicação, Luciana Dummar, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante.


Related Post

Fortaleza fica em 1º lugar no Índice Comparativo de Gestão Municipal no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 22 de setembro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...