Cadastro da vacina infantil no Ceará quase duplicou após início da imunização



Com 484,8 mil crianças de cinco a 11 anos cadastradas para aplicação da vacina contra a covid, o Ceará tem acima da metade do público-alvo pronto para receber o imunizante, estimado em 900 mil. O número total de cadastros quase dobrou desde o fim de semana, quando teve início a administração das vacinas Comirnaty, da Pfizer/Biontech. Até sábado, 15, apenas 250 mil haviam sido cadastradas na plataforma Saúde Digital, do Governo do Estado.

O agendamento é realizado pelas prefeituras. São mais de 2,4 mil crianças no estágio preferencial de vacinação por apresentarem comorbidades. Os números, atualizados até a tarde desta quarta-feira, 19, são do Cadastro Estadual de Vacinação, do IntegraSUS, plataforma de transparência de dados da saúde pública no Estado.

O Ceará recebeu cerca de 110 mil doses da vacina para crianças, entre sexta-feira, 14, e terça-feira, 18. O segundo lote será distribuído pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, que destacou a agilidade na distribuição das 55 mil doses do primeiro lote em menos de 24 horas, a todas as regiões do Ceará.

Na Capital, pelo menos 140 mil crianças foram cadastradas, acréscimo de 85 mil em sete dias. O avanço foi possível, também, pelo mutirão de cadastramento montado pela Prefeitura de Fortaleza em 51 pontos da Cidade, para acessibilizar os sistemas. Ao todo, são estimadas 283,8 mil crianças nessa faixa etária em na Capital.

Bahia e Pernambuco
Com a maior população do Nordeste, a Bahia tem público de 1,5 milhão de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Até esta terça-feira, quarto dia de vacinação, haviam sido imunizadas 986 crianças, sendo 776 sem comorbidades, de 10 ou 11 anos; 90 crianças indígenas; 70 crianças com deficiências; e 50 crianças com comorbidades, conforme a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Pernambuco, que tem a segunda maior população da região, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem público entre cinco e 11 anos estimado em 1,1 milhão. Ao todo, o estado recebeu 120 mil doses pediátricas entre sexta e terça. O Otimista buscou a Secretaria de Saúde de Pernambuco (Sespe) sobre o número de crianças cadastradas e vacinadas, mas não teve retorno até o fechamento deste conteúdo.

As doses Comirnaty ministradas em crianças da faixa etária foram desenvolvidas especialmente para esse público. A imunização infantil começa na terceira onda de covid-19 no Brasil, impulsionada pela variante Ômicron, que tem ainda maior potencial de transmissibilidade, apontam especialistas.

Em crianças, a dosagem é de apenas 0,2 mL. O intervalo entre a primeira e segunda dose (D1 e D2, respectivamente) deve ser de, no mínimo, oito semanas. Para facilitar na identificação do imunizante infantil, a tampa do frasco vem na cor laranja. Outras vacinas do calendário infantil também devem respeitar um período de 15 dias entre as aplicações.

Related Post

Cadastro da vacina infantil no Ceará quase duplicou após início da imunização BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...