Chove em 130 municípios cearenses <> EM ACOPIARA NO CENTRO-SUL DO ESTADO CHOVEU 15 MM




De acordo com o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 133 dos 145 municípios cearenses informados nesta quinta-feira, 27. Em Fortaleza, o registro é de 32 mm, de acordo com registro feito às 8 hora. No Interior, o município de Cedro teve a maior precipitação até o momento, com 73 mm.

As condições meteorológicas atuais e as previsões da Funceme apontam condições favoráveis para chuva em todas as macrorregiões, principalmente nesta quinta-feira. Na perspectiva de acumulados mais expressivos têm destaque, segundo a Funceme, a faixa litorânea e as porções oeste e sul do Ceará. "Em geral, as chuvas previstas têm relação com a atuação de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade", explica em nota a Fundação.
Previsão de fevereiro a abril

O prognóstico climático divulgado pela Funceme para o período entre fevereiro e abril indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno dela e ainda 20% de chances de precipitações abaixo da normal climatológica.

“As probabilidades são as chances desses acumulados caírem nessas categorias", explica a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto. Segundo ela, o indicativo de mesma probabilidade para em torno ou acima da normal climatológica é justificado pelas incertezas envolvidas na previsão climática, principalmente neste ano relacionadas ao oceano Atlântico. As condições oceânica no Atlântico têm "mudado bastante", passando "de uma condição muito favorável agora para uma condição mais neutra".

De acordo com a Fundação, a previsão se dá a partir da análise das condições atmosféricas e oceânicas, além dos resultados de modelos numéricos. Em relação ao mesmo período do ano passado, o cenário é mais otimista. Em 2021, a maior probabilidade era de precipitações abaixo da média, o que acabou se confirmando ao final do trimestre.

(*) FUNCEME
O POVO
www.carlosdehon.com

Related Post

Chove em 130 municípios cearenses <> EM ACOPIARA NO CENTRO-SUL DO ESTADO CHOVEU 15 MM BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...