Covid se alastra em navios de cruzeiro; já são mais de 300 casos



Após o registro de 301 casos de covid em todos os cinco cruzeiros marítimos em operação na costa brasileira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu, na noite de ontem, o cancelamento dos passeios desse tipo, "sob pena de risco à saúde pública", e contraindicou o embarque de passageiros que possuem viagens programadas para os próximos dias.

A agência informou ainda sobre o impedimento, ontem, de novo embarque de mais de 3 mil passageiros no navio MSC Splendida, no porto de Santos (SP). A embarcação teve a operação interrompida no último dia 30, após 78 casos confirmados da doença, com 51 tripulantes e 27 passageiros infectados. Foram identificadas 54 pessoas que tiveram contato com os contaminados. Todas as 132 pessoas, casos positivos e contatos próximos, foram desembarcadas em Santos. A suspeita é da variante ômicron.

Apesar do surto de positivados, o MSC Splendida manteve os itinerários e chegou a anunciar nova viagem ontem. No entanto, o embarque foi suspenso pela Anvisa no início da noite. Segundo a agência, a empresa havia sido notificada no sábado sobre o impedimento de embarque.

Segundo a Anvisa, as investigações conduzidas nos últimos dias demonstram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas a bordo de navios. A agência reforçou também a urgência da imediata interrupção da temporada de cruzeiros no Brasil e apontou falhas no cumprimento dos protocolos sanitários pelas empresas, que podem ser punidas com multas ou até suspensão das atividades.

Depois de lembrar que já havia recomendado ao governo, no último dia 31, que suspendesse os cruzeiros, a agência subiu o tom e disse aguardar "a rápida e urgente manifestação do Ministério da Saúde, sob pena de graves episódios sanitários com risco à saúde pública".

Related Post

Covid se alastra em navios de cruzeiro; já são mais de 300 casos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...