Criminosos alimentam pré-campanha, com mentiras, através da internet, esvaziando partidos e lideranças



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está atento e vigilante ao projeto de sabotagem às leis eleitorais, por “aqueles” que são considerados “especialistas” em promover fraudes em pré-campanhas e na campanha eleitoral. O crime será tratado com rigidez e sem cor partidária. “A fake news será tratada como crime grave”, diz o ministro Alexandre de Moraes, que presidirá o TSE e a maior eleição do país. Serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Todos os dias, as redes sociais se tornam praças de guerra. Fanáticos se encontram, disparam falsas notícias e promovem conteúdo deseducativo, que são os “memes”, ilustrações que atingem a honra de pessoas, muitas delas inocentes, a presenciar familiares sofrerem com os ataques. A admissão desse tipo de postura, para tentar destruir imagens e fazer crescer adversários, cansou o processo político e os responsáveis já viraram alvos para os rastreadores: agentes federais especializados em percorrer redes sociais e localizar os criminosos. Eles estão se tornando comuns e precisam ser banidos de aplicativos e provedores que promovem diálogos em grupos.

A internet existe, algo bom, que fez o Mundo interagir, uma revolução. Jamais foi pensada para ser um campo de criminosos, mas se tornou. Cabe, agora, bloquear os caminhos para os exageros, as ilegalidades e os absurdos. A rede deve mostrar tudo de errado, mas não ser um ambiente do ódio. Também, não deve ser operada ou vista como um campo santo. O bom debate precisa ser alimentado, é saudável.

Tem sido comum governadores, senadores e prefeitos se dirigirem, através das mídias sociais, para desfazer mentiras produzidas nas próprias redes. Parece uma rotina, um desencontro proposital. O próprio presidente da República, um campeão em matéria de produção de fake news, se rebela contra as mentiras. Em episódio recente, ele foi internado, com infecção intestinal, após um mês de férias na Baía de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde é possível saborear os melhores camarões de água fria, mariscos e ostras frescas. A guloseima foi causadora da crise gastrointestinal. Para os internautas, que não são simpáticos ao presidente e muitos, tudo foi teatro, porque a facada não existiu, não houve sangue. Enfim, dispararam uma série de acusações, irritando Bolsonaro, que acusou o golpe e foi obrigado a falar e colocar sua equipe médica para explicar o que aconteceu. Os médicos disseram que o presidente estava se alimentando mal e que a facada lhe criou problemas.

No Ceará, o governador Camilo Santana e sua gestão, constantemente, são vítimas de mentiras e recorrem às redes sociais para esclarecer, mostrar a verdade e desqualificar os ataques que sofrem da oposição. Camilo trata os produtores de fake news como bandidos. Essa guerra parece seguir com o calendário eleitoral cearense. O corregedor eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, já mandou recado aos criminosos que atuam nas redes sociais e não “irá tolerar” fake news.

No Ceará, as maiores vítimas de ataques diários são o governador Camilo Santana, os irmãos Ciro, Cid e Ivo Gomes, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e o atual prefeito José Sarto. Para combater, eles criaram grupos nas redes sociais, onde são postadas notícias verdadeiras suas em todo o país. Maduros, acostumados ao mundo dos ataques, essas lideranças convivem com as tentativas de desqualificação, apostando que o eleitor percebe as grosserias e as mentiras.




SAMU, o que representa a ampliação da equipe e disponibilidade de uma UTI Móvel no município. Ambos os pleitos estão sob análise e, em breve, poderão beneficiar Boa Viagem.




O presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Antônio Henrique, pagou do próprio bolso os custos de elaboração e impressão de um livro de prestação de contas. Gastou sola de sapato, visitou residências nos bairros, entregou a prestação de contas aos moradores e agradeceu. Pela posição que ocupa, poderia ter regalias, mas abriu mão.

Related Post

Criminosos alimentam pré-campanha, com mentiras, através da internet, esvaziando partidos e lideranças BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...