Falecimento do bailarino Hugo Bianchi é lamentado nas redes sociais



O falecimento de Hugo Bianchi nesta terça-feira, 18, foi lamentado nas redes sociais. O bailarino, cuja morte não havia tido suas causas divulgadas até as 20 horas, é pioneiro no balé clássico no Ceará e um dos nomes mais relevantes do balé clássico nacional.

“A dança cearense está de luto. Hoje, o maior nome de referência clássica no Ceará, bailarino e mestre Hugo Bianchi, se junta à sua amada aluna Goretti Quintela para fazer o céu brilhar com sua grandiosidade!Deixamos aqui nossos sentimentos a todos os familiares e amigos da escola @ballethugobianchi!”, publicou a Escola de Ballet Goretti Quintela.

“Recebi com pesar a notícia do falecimento de Hugo Bianchi, aos 95 anos. Referência no balé e nas artes cênicas, ele construiu uma trajetória de amor pelos palcos e de dedicação à dança, contribuindo com o desenvolvimento dessa expressão artística e com a formação de bailarinos de diferentes gerações do Estado. Dedico meus sentimentos e minha solidariedade a todos os familiares, alunos e amigos, que, neste momento, sofrem essa grande perda”, publicou o prefeito José Sarto (PDT).

Vice-prefeito de Fortaleza, Elcio Batista também lastimou a perda e escreveu que Hugo Bianchi é referência no balé e nas artes cênicas. “[…] ele construiu uma trajetória de amor pelos palcos e de dedicação à dança, contribuindo com o desenvolvimento dessa expressão artística e com a formação de bailarinos de diferentes gerações do Estado. Dedico meus sentimentos e minha solidariedade a todos os familiares, alunos e amigos, que, neste momento, sofrem essa grande perda.”

Ícone da dança e artes
A Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE) e a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) publicaram nota de pesar, pontuando os feitos do bailarino. “[…] Considerado o pai da dança no Ceará, Hugo Bianchi foi pioneiro por ser o primeiro bailarino cearense, rompendo barreiras e preconceitos. Contribuiu enormemente para que a dança e as artes cênicas no Ceará fossem disseminadas e reconhecidas. É impossível dissociar seu nome da dança cearense”, escreveu a pasta estadual.

“[…] Teve passagem nas artes cênicas. Ganhou reconhecimento nacional, considerado um dos melhores bailarinos brasileiros de todos os tempos. E no contexto de uma sociedade conservadora, foi pioneiro e abriu caminhos para homens no universo da dança”, afirmou a municipal.

Nascido em Fortaleza, em 29 de abril de 1926, Hugo Bianchi começou sua trajetória como bailarino aos 17 anos. Formou-se bailarino pelo Serviço Nacional de Teatro do Rio de Janeiro, onde também construiu seu espaço nas artes cênicas ao lado de nomes como Luz Del Fuego e Dercy Gonçalves. Em 1966, fundou o Ballet Hugo Bianchi, que formou bailarinas como Monica Luiza, Madiana Romcy, Goretti Quintela, Elioneide, Socorro Quintela, entre outras. O artista tem em sua homenagem a Sala de Dança Hugo Bianchi do Theatro José de Alencar.

Related Post

Falecimento do bailarino Hugo Bianchi é lamentado nas redes sociais BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...