Fortaleza tem a internet mais rápida entre as capitais do Nordeste, aponta pesquisa

A internet é fundamental para inúmeros segmentos da sociedade, sendo a velocidade e qualidade da conexão importantíssimas nesse contexto. Do ponto de vista financeiro, por exemplo, o acesso à rede mundial de computadores ajuda a movimentar a economia global, gerando emprego e renda, do pequeno ao grande negócio. No Brasil, Fortaleza se destaca como a capital do Nordeste com a internet mais rápida.

A informação consta em pesquisa feita pela Ookla, companhia responsável pelo SpeedTest, que permite testar e avaliar as velocidades de banda larga fixa e móvel. Segundo o levantamento, Fortaleza apresenta média de 89.87 Mbps (megabit por segundo) em download, 51.40 Mbps em upload e 3 milissegundos de latência (tempo de resposta). No Brasil, ocupa a 7ª colocação entre as capitais.

No ranking nacional, Brasília aparece na liderança, atingindo mediana de 105 Mbps em download e 28.25 Mbps em upload, além de 9 milissegundos de latência. Na segunda posição, está Goiânia, e Belo Horizonte figura no terceiro lugar.

Para Wendell Rodrigues, professor do Departamento de Telemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a posição geográfica, a infraestrutura na área de tecnologia da informação e comunicação e recursos humanos contribuem com a posição de destaque da Capital.

“Fortaleza, assim como o Ceará, sempre teve desenvolvimento interessante de internet desde o início, ainda na década de 1990. Isso gerou bons recursos humanos, atração de investimentos na área, com a criação de uma boa base de experiência administrativa e de infraestrutura. Agora, a cereja do bolo é a nossa posição estratégica e de ligação com outros continentes, a partir de 16 cabos submarinos de fibra ótica”, destaca.

O professor lembra que Fortaleza, além de ser líder do Nordeste em ranking de Cidades Amigas da Internet, ocupando a terceira colocação entre as capitais do País, também está entre as sete capitais preparadas para receber a tecnologia 5G, conforme pesquisa do Conexis Brasil Digital. As outras são Boa Vista, Brasília, Curitiba, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho. “A tendência é de mais desenvolvimento da qualidade da nossa internet nos próximos anos. O 5G, por exemplo, trará novas perspectivas econômicas”, acrescenta.

No geral, a velocidade média de download no Brasil é de 23,22 Mbps, sendo 7,87 Mbps de upload e 29 milissegundos de latência. Com isso, País fica na 78ª posição do ranking global da Ookla. Os três primeiros colocados são Emirados Árabes, Coreia do Sul e Noruega.

Melhores provedores

No ranking dos melhores provedores de internet, Vivo e Claro ocupam o topo entre as melhores operadoras do Brasil em serviços de internet fixa e móvel, respectivamente. No serviço de internet fixa, a Vivo atingiu a marca de 105.49 pontos no Speed Score, seguida pela Oi (99.62 pontos) e Claro (98.44 pontos).

Na banda larga móvel, a Claro se destaca, com 48.10 pontos, ficando no topo dos melhores provedores de internet do Brasil em 2021. Logo em seguida, aparecem Vivo (31.96 pontos), Tim (28.27 pontos) e Oi (21.64 pontos).

“Nós temos grande concentração de cabos submarinos de fibra ótica, além de estamos em posição geográfica privilegiada e estratégica. Esses são alguns fatores que fazem Fortaleza ganhar destaque nesses rankings. O mercado de tecnologia da informação e comunicação é altamente promissor”, diz o economista Wandemberg Almeida, membro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE).
Confira no QR Code o ranking das dez capitais com a internet mais rápida do Brasil:

1ª Brasília
2ª Goiânia
3ª Belo Horizonte
4ª Manaus
5ª Curitiba
6ª São Paulo
7ª Fortaleza
8ª Rio de Janeiro
9ª Salvador
10ª Recife

(*) Crisley Cavalcante
(*) economia@ootimista.com.br
WWW.CARLOSDEHON.COM

Related Post

Fortaleza tem a internet mais rápida entre as capitais do Nordeste, aponta pesquisa BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...