Bolsonaro admite dar cargos do governo para partidos, o que já chamou de crime...

BRASÍLIA - Quatro anos depois de condenar o toma lá, dá cá na política, o presidente Jair Bolsonaro mudou de ideia. Nesta segunda-feira, 11, admitiu que entregou cargos de seu governo em troca de apoio parlamentar. A contradição de Bolsonaro está exposta em vídeo produzido pelo próprio presidente.

Em 27 de outubro de 2018, em uma live na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, para criticar o mensalão petista, Bolsonaro, com a Constituição na mão, repetiu que seria crime entregar cargos no governo para partidos políticos. Na transmissão ao vivo, Bolsonaro tentou refutar a ideia de que não teria apoio do Congresso em um eventual governo e leu o artigo 85 da Constituição, que trata de crimes de responsabilidade. “A partir do momento que o presidente da República, no caso do mensalão, compra parlamentares para votar de acordo com seu interesse, esse presidente está interferindo no livre exercício do poder legislativo. Então, qualquer presidente que porventura distribua ministérios, estatais ou diretorias de banco para conseguir apoio dentro do Parlamento ele está infringindo o artigo 8, inciso 2 da Constituição”, disse Bolsonaro à época.

O artigo 85 da Constituição afirma que atentar contra o livre exercício dos demais poderes, como o Legislativo, é crime de responsabilidade - passível, portanto, de processo de impeachment.

Bolsonaro ainda declarou, na mesma live em 2018, que poderia ser cobrado se oferecesse ministérios a partidos para “comprar voto”. "Qualquer um pode então me questionar que eu estou interferindo no livre exercício do Poder Legislativo”, afirmou, na mesma transmissão ao vivo. Se os partidos cobrarem alguma coisa, eu espero que a grande mídia nos apoie e fale ‘se ele der um ministério para esse partido, ele está então infringindo o artigo 85 da nossa Constituição”.

(*) MSN
www.carlosdehon.com

Related Post

Bolsonaro admite dar cargos do governo para partidos, o que já chamou de crime... BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 12 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...