E os outros criminosos?

Foto divulgação

Acompanhei, com atenção, o julgamento do agora ex-deputado federal Daniel Silveira, acusado de cinco crimes, nenhum deles por ter roubado os cofres públicos. Os ministros do STF promoveram um massacre contra um carioca malandro, que chegou a um mandato no Congresso Nacional, fazendo o que quase todos fazem: mentir para o eleitor. Ele tem um agravante: é contra as regras estabelecidas pelo País, como a democracia, e a favor do fechamento do STF que o julgou.

Daniel Silveira é um deputado eleito pela internet, como muitos na Câmara Federal e no Senado da República. Aqui, no Ceará, temos uma dúzia de eleitos como ele, que estão sobrevivendo. Se a internet existe e seus aplicativos estão aí, à disposição, como conter? O STF está tentando. O TSE, também. Até ser descoberta a saída milagrosa contra os YouTubers, as decisões deverão acontecer nos tribunais.

No Ceará, temos dois YouTubers que cabem na guilhotina do STF: o vereador Inspetor Alberto e o deputado estadual André Fernandes, que já avisou querer substituir Daniel Silveira no Congresso Nacional. Tirando um pouco o foco da jocosa situação, é relevante lembrar que o comportamento do eleitor, ao enviar esses tipos exaltados para o poder legislativo, faz parte do jeito brasileiro de ver as coisas. Como o Brasil não amadurece, com a sociedade respeitando leis, os corruptos na cadeia e os bandidos punidos, é isso que ocorre.

O STF poderia aproveitar esse momento de rigidez, para julgar grandes bandidos, assaltantes do Erário e famosos corruptos. Os processos estão nas gavetas dos ilustres ministros, sejam indicados por Lula, Dilma ou Bolsonaro.

Seria eficaz, antes da eleição mais importante da história, uma faxina completa, expurgando da vida pública velhas raposas que não deixam de visitar o galinheiro. A sociedade brasileira vibraria, com uma postura firme da Suprema Corte em relação aos ladrões que transitam no Congresso, protegidos pela imunidade parlamentar.

Daniel Silveira é um bravateiro. Um malandro igual aos que destruíram o Estado do Rio de Janeiro. Seria bom se o STF abrisse os olhos para pescar os verdadeiros antipatriotas.

(*) Roberto Moreira
www.carlosdehon.com

Related Post

E os outros criminosos? BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 22 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...