Internado após acidente, Rincón fez história no Brasil e na Copa pela Colômbia



O colombiano Freddy Rincón está internado em estado grave após sofrer traumatismo craniano em um grave acidente envolvendo o carro onde estava e um ônibus em Cali, na Colômbia. Mais conhecido no Brasil por suas passagens por Corinthians e Palmeiras, com diversos títulos e gols marcados, o ex-jogador também é ídolo em seu país e marcou um dos gols mais marcantes de sua seleção em Copas do Mundo.

Em 19 de junho de 1990, no estádio Giuseppe Meazza em Milão, Freddy Rincón marcou o gol mais importante da Seleção Colombiana até então e o mais lembrado naquele país (talvez até o grande gol de James Rodríguez contra o Uruguai em 2014).

O grito de comemoração de Rincón após o gol, um sorriso de dentes brancos e reluzentes e dois punhos cerrados, reflete o significado do gol salvador: no último momento de uma partida difícil contra a equipe que dias depois seria campeã mundial, tento que garantiu a ida da Colômbia, pela primeira vez em sua história, às oitavas de final de uma Copa do Mundo, após 28 anos de ausência do torneio mais importante do futebol.

O 1 a 1 contra a Alemanha Ocidental é uma partida que ficou gravada na memória dos colombianos por causa daquela jogada antológica — da qual participaram Leonel Álvarez, “el Bendito” Fajardo e “el Pibe” Valderrama— com seis passes e 17 toques, culminando em um gol por entre as pernas do goleiro em um toque de classe de Rincón. Eram jogados os 47 minutos do segundo tempo e a Colômbia empatou o jogo. Mas foi comemorada como uma vitória épica, tanto pelo rival como pela classificação inédita.

Freddy Eusebio Rincón disputou três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998) e marcou 17 gols em 84 jogos pela Colômbia. Nasceu em 1966 em Buenaventura, no oeste da Colômbia, e foi um dos jogadores mais destacados da geração de ouro de seu país nos anos 1990. Além do gol contra a Alemanha, marcou dois gols no inesquecível 5 a 0 contra a Argentina em Buenos Aires, no ano de 1993.

(*) CNN

Related Post

Internado após acidente, Rincón fez história no Brasil e na Copa pela Colômbia BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 12 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...