Adolescente de Acopiara (CE) conquista 3º lugar no I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral



Com o tema “Meu voto, a democracia, o futuro do Brasil”, a adolescente de 17 anos, Samua Miguel Holanda, de Acopiara (CE), alcançou o terceiro lugar na categoria Jovens do I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral. O certame foi realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) com o intuito de aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral da sociedade e de proporcionar a oportunidade de expressão ao público participante por meio da escrita, além de contribuir com reflexões sobre as ações desenvolvidas pela JE. O resultado final do concurso foi divulgado em dezembro de 2022.

Samua concluiu recentemente o 3º ano do ensino médio. Mora com a mãe no município de Acopiara, localizado na região centro-sul do Ceará. Adora desenhar, escrever, ler, sair com amigos, e, principalmente, estar sempre em contato com a música: “ela é basicamente a minha ‘bateria’”. Sempre gostou de tudo um pouco na escola, mas afirma que seu ponto forte eram as matérias de linguagens e humanas.

Soube do concurso pelo professor de redação e literatura, José Roberto, durante uma de suas aulas. “Admito que as minhas expectativas eram baixas, não imaginava que fosse passar ao menos para a segunda fase. Participei apenas por gostar de escrever, realmente não pensei que fosse chegar a esse resultado.”

Em menos de 20 linhas, a estudante discorreu, de forma objetiva, sobre a história do voto, a democracia e a importância de que “decisões difíceis têm que ser tomadas hoje”. Para ela, “o tema tratava de algo que sempre considerei muito importante, e achei muito bom poder falar sobre”.

Ela conta que “os fatos históricos ocorridos, as lutas das minorias por voz dentro da política e o fato de que esse seria o meu primeiro ano tendo a experiência e o direito de votar” foram o que a inspiraram na hora de escrever.

Neste ano, Samua participou das eleições pela primeira vez. A estudante que falou em sua redação sobre a importante decisão de escolher bem seus representantes foi às urnas para decidir quem melhor a representa. "Tenho certeza que a minha participação e a de muitos outros adolescentes/jovens pode ser o primeiro passo para um possível progresso. Por isso, apesar de ter ficado um pouco nervosa com o fato de ser a primeira vez indo votar, a sensação de estar finalmente podendo fazer parte dessa grande decisão foi um alívio”, compartilha.

Quando o resultado do concurso foi divulgado, a adolescente nem acreditou que seu nome estaria na lista final. Uma colega que também participou do certame contou sobre a divulgação dos vencedores. “Saber do resultado foi inacreditável, pois nunca imaginei ter a capacidade de escrever algo que realmente pudesse agradar. Fiquei em choque e incrivelmente feliz.”

Samua ainda não sabe qual caminho seguir profissionalmente e sente que, até lá, precisa explorar ainda mais sua própria identidade e capacidade. “Mas o que tenho em mente é poder de algum modo fazer a diferença e, enquanto isso, ir descobrindo o meu propósito”, completa.

A mãe, Marina Miguel, não esconde a felicidade e a fé que sempre teve no desempenho da filha. “Falar sobre a conquista dela para mim é fácil, porque sempre acreditei em seu potencial e sempre fiz questão de dizer e dar força a ela. Esse resultado veio no momento certo, pois mostrou a ela que, por mais difícil que tenha sido este ano e mesmo lidando com algumas dificuldades, ela sempre será capaz de chegar além do que imagina”. Marina, que trabalha como vendedora em uma ótica, não tem dúvidas sobre o futuro de Samua: “Sei que só tem a melhorar, crescer e se tornar uma excelente profissional, na área que ela desejar. A cada dia, irá me orgulhar cada vez mais.”

Sobre o Concurso: Categorias e premiação

O concurso foi dividido em duas categorias: uma voltada para adolescentes de 15 a 17 anos e outra para pessoas com 60 anos ou mais. Na categoria Jovens, o tema foi “Meu voto, a democracia, o futuro do Brasil”, que deveria ser desenvolvido na forma de dissertação. Já na categoria Idosos, a temática foi “O voto, a democracia e a minha trajetória”, cujos textos tiveram de ser entregues no formato de memórias.

Os primeiros lugares em ambas as categorias receberão como prêmios o certificado de participação do concurso, um tablet e um passeio de um dia no Museu do Voto do TSE. Eles terão direito à diária e à passagem aérea, inclusive para um responsável pelo adolescente e para um acompanhante da pessoa com 60 anos ou mais, quando provenientes de fora do Distrito Federal.

O segundo e o terceiro lugares em cada categoria receberão também o certificado de participação do concurso e um passeio de um dia no Museu do Voto do TSE, nas mesmas condições dos que conquistaram as primeiras colocações.

A data da cerimônia de entrega das premiações ainda será programada.

Diante da expectativa do prêmio, Samua não esconde a ansiedade em visitar o Museu do Voto, em Brasília. "Estou muito ansiosa, e torcendo para que realmente dê tudo certo! Sei que essa experiência pode me proporcionar várias coisas boas e, principalmente, mais conhecimento. Poder ir a Brasília e visitar o Museu do Voto será, com certeza, incrível!"

#PraTodoMundoVer

Fotografia retangular. Samua é uma adolescente de 17 anos, de pele parda. Tem cabelos pretos, longos e ondulados. Usa óculos de grau com armação preta e blusa preta. A foto mostra o ambiente do quarto da estudante. No lado esquerdo, há uma mesa branca, próxima a uma janela veneziana branca. No lado direito, Samua aparece, sentada à frente da mesa. Ela olha para um caderno, que está sobre a mesa, e escreve nele. Sobre a mesa, também há um notebook prata de teclado preto, com a tela voltada para a jovem. Ao fundo, no lado direito da mesa, há objetos decorativos, CD's e livros empilhados na vertical. Ao lado da mesa, há uma cômoda branca com cadernos, uma garrafa térmica, um estojo prata e um porta-canetas. Ao fundo, no chão do quarto, percebe-se um ventilador preto. A cor das paredes do quarto de Samua é branca.


Fonte: Tribunal Regional Eleitoral

Related Post

Adolescente de Acopiara (CE) conquista 3º lugar no I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...