Entenda como será a posse de Lula e Alckmin neste domingo (1º)














Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) serão empossados neste domingo 

(1º) como presidente e vice-presidente da República, respectivamente.

A cerimônia de posse começa no período da tarde, em Brasília, e passará por diversos prédios públicos federais – que também são monumentos turísticos, assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer: Catedral de Brasília, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio do Itamaraty.

Início na Catedral

Lula e a esposa Rosângela da Silva –conhecida como Janja– sobem no carro, um Rolls Royce tradicional da presidência da República. em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, no início da Esplanada dos Ministérios.

Congresso Nacional

O desfile inicial levará presidente e vice eleitos e diplomados para a posse constitucional, que acontece no Palácio do Congresso Nacional, por volta das 15h. Lula e Alckmin irão subir com as esposas a rampa do Congresso, que dará acesso ao Salão Negro –onde serão recepcionados pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Também estarão os ministros indicados por Lula, os governadores eleitos e os ministros dos Tribunais Superiores.

No Congresso, Lula e Alckmin vão pelo Salão Verde até o Plenário da Câmara dos Deputados, onde os dois serão empossados oficialmente em uma sessão solene. Lula fará o discurso de posse aos deputados, senadores e demais autoridades presentes. Após serem empossados oficialmente, os dois vão pelo Salão Azul ao gabinete da presidência do Senado Federal, onde serão recebidos por Pacheco.

Pouco depois das 16h, presidente e vice-presidente empossados vão descer a rampa do Congresso Nacional e farão a cerimônia de revista às tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica –que estarão enfileiradas em frente ao espelho d’água do Congresso.
Palácio do Planalto

Em seguida, já como presidente da República e vice-presidente, Lula e Alckmin sobem novamente nos carros e farão um novo desfile na Esplanada dos Ministérios. Pela via N1, os carros chegarão em frente ao Palácio do Planalto.

Lula, Janja, Alckmin e Lu sobem, por volta das 16h30, a rampa do Planalto que dá acesso ao Salão Nobre. Em seguida, os quatro seguem juntos ao Parlatório do Planalto, para o discurso em frente ao público presente na Praça dos Três Poderes.

Ao término do discurso ao povo, o presidente e o vice se dirigem ao Salão Leste do Planalto para cumprimentar os chefes de Estado e de Governo de outros países, além de demais autoridades estrangeiras de alto nível que estarão presentes.

Após os cumprimentos, Lula retorna ao Salão Nobre a partir das 18h para dar posse aos 37 ministros de Estado. Por fim, o presidente, o vice, as respectivas esposas, e os ministros e ministras seguem para o Salão Oeste do Planalto para a foto oficial –que encerra a cerimônia.
Palácio do Itamaraty

Do Palácio do Planalto, o presidente Lula, o vice Alckmin e as esposas seguem para o Palácio do Itamaraty, onde haverá uma recepção aos chefes de Estado e de Governo estrangeiros, a partir das 19h30.
Festival do Futuro

Do lado de fora do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios, o público poderá acompanhar os shows musicais do Festival do Futuro. Mais de 60 artistas irão se apresentar desde às 10h, com intervalos durante a cerimônia oficial da posse, e que seguem madrugada adentro. A última apresentação está prevista para começar após as 3h de segunda-feira (2).

Ainda não está definido se o desfile será em carro aberto –que é o tradicional– ou em veículo fechado e blindado, que geralmente é utilizado em dias de chuva. As duas possibilidades estarão prontas, mas a escolha caberá a Lula.

Lula e Janja, assim como Geraldo e Lu Alckmin. desfilam de carro pela via S1 a partir das 14h30, na margem sul da avenida, entre os apoiadores que vão ocupar o gramado central da Esplanada e as calçadas dos ministérios. São esperados mais de 300 mil pessoas no local.

Related Post

Entenda como será a posse de Lula e Alckmin neste domingo (1º) BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 1 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...