Chuvas provocam nova contaminação de rejeitos da mineradora Globest no rio Poti e açude Flor do Campo



O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Ceará, Acrísio Sena (PT), acionou a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) e a Superintendência do Meio Ambiente (Semace) para tomar em providências em relação a um antigo problema: a contaminação do rio Poti e do açude Flor do Campo pelos rejeitos da mineradora Globest, que veio à tona novamente por conta das chuvas. Ele comunicou que irá entrar em contato também com as prefeituras de Quiterianópolis e Novo Oriente, municípios mais atingidos.
Acrísio lembra que a Assembleia Legislativa do Ceará realizou audiência pública em Quiterianópolis, em maio de 2019, para debater os impactos do deslocamento dos rejeitos da mineradora. ”Desde janeiro a população de Quiterianópolis e Novo Oriente vem enfrentando novamente o problema da poluição destes importantes mananciais. Isso mostra que a empresa não vem cumprindo suas obrigações no sentido de minimizar a situação”, explicou o parlamentar.
O caso já foi objeto de análise técnica do NUTEC, que verificou solo, sedimentos e a água dos mananciais, apontando a presença de quantidades superiores ao valor máximo tolerável de alguns elementos, como o antimônio, por exemplo.
À época, foram pedidos dados das secretarias de saúde do Estado e do município sobre a saúde da população antes e após a instalação da empresa na região; aprofundamento dos estudos de impactos ambientais; e formalização de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público e Semace com a Globest para reparação de danos.

Related Post

Chuvas provocam nova contaminação de rejeitos da mineradora Globest no rio Poti e açude Flor do Campo BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...