Ex-presidentes da Caixa debatem privatização e greve

 

Seis ex-presidentes da Caixa Econômica se reuniram na noite desta terça-feira (25) para um debate virtual sobre o processo de privatização do banco público e a tentativa de retirada de direitos dos empregados da estatal, cenário que está edificando uma greve dos bancários por tempo indeterminado.
Participaram da live os ex-presidentes Danilo de Castro (1992-1994), Jorge Mattoso (2003-2006), Maria Fernanda Coelho (2006-2011), Jorge Hereda (2011-2015), Miriam Belchior (2015-2016) e Gilberto Occhi (2016-2018).
Conduzido pela representante dos empregados da Caixa no Conselho de Administração do banco, Rita Serrano, o encontro também contará com a participação do presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto.
Ainda estarão no debate representantes de entidades, como Anna Claudia de Vasconcellos (Advocef/advogados da Caixa), Mairton Neves (Fenag/gestores da Caixa), Marcelo Barbosa de Andrade Pereira Silveira (AudiCaixa/auditores internos da Caixa), Giuliano João Paulo da Silva (SocialCaixa/projetos sociais da Caixa) e Fernando de Carvalho Turino (Aneac/”empresas de acesso por corda”).
“O encontro de seis ex-presidentes e de tantas entidades representativas demonstra a preocupante situação em que a Caixa está inserida neste governo privatista de Bolsonaro e na atual direção do banco público”, afirma Sérgio Takemoto. “É um debate essencial, que vai discutir o futuro do banco que mais faz pela população deste país”, reforça o presidente da Fenae.
Em campanha salarial deste o início deste mês para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os empregados da Caixa podem ter direitos retirados pela direção do banco. Uma das principais perdas para os trabalhadores segundo a Feane é a tentativa do governo de inviabilizar o plano de saúde dos empregados. A Caixa Econômica propõe alterações no modelo de custeio do Saúde Caixa, que vão encarecer o custo para todos os usuários.
Congresso em foco

Related Post

Ex-presidentes da Caixa debatem privatização e greve BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...