Quem vai receber a vacina contra a Covid-19 primeiro quando ela for aprovada?

Pessoas nas ruas com e sem máscaras
Desde que o novo coronavírus começou a se espalhar pelo mundo, uma possível vacina contra a doença se tornou a principal expectativa.
Atualmente existem por volta de seis vacinas em fase final de testagem e pelo menos três delas já estão sendo testadas no Brasil.
Por enquanto, a espera é por uma vacina que tenha sua eficácia confirmada e imunize os receptores contra a Covid-19.
Entretanto, ainda se sabe pouco sobre o que acontecerá assim que uma das candidatas receba a aprovação e seja disponibilizada para a população. Como acontecerá a imunização? Quem receberá a vacina primeiro?
Para esclarecer essa e outras questões sobre o combate ao novo coronavírus, a repórter Karla Chaves conversou com Gustavo Cabral, imunologista que está em pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina nacional contra o SARS-CoV-2.
Segundo ele, os profissionais da saúde serão os primeiros a receberem a vacina. Nessa categoria entram, além de médicos e enfermeiros, profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, equipes de limpeza e demais equipes que trabalham nos hospitais.
“Os profissionais da saúde, com certeza. São as pessoas que estão mais susceptíveis”, confirma o cientista.

O caso brasileiro

Cabral destaca que o caso do Brasil é grave e precisa de agilidade na imunização da população. 
Por aqui, a doença possui uma taxa de transmissão muito alta. Esse número Brasil chegava a 1,08, ou seja, cada 100 pessoas infectadas pela Covid-19 poderiam infectar até 108 pessoas. Para que a epidemia local possa ser considerada controlada, esse número deveria ser menor do que 1. 
“O vírus se propagou e continua se propagando tão rápido, que teremos que trabalhar para levar a vacina para a população rapidamente”, disse Gustavo Cabral.
Ele ainda completa: “No Brasil, nós tivemos um pequeno grande problema nessa pandemia. Geralmente, a propagação do vírus atinge um pico e cai. Nós chegamos no pico e nos mantivemos lá. Então temos que pensar nessa vacina para população em geral, não tem outro jeito”.
logo

Related Post

Quem vai receber a vacina contra a Covid-19 primeiro quando ela for aprovada? BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...