TV Assembleia exibe série sobre poluição ambiental em Quiterianópolis

 TV Assembleia exibe série sobre poluição ambiental em Quiterianópolis

A TV Assembleia (canal 31.1) exibe, a partir desta quarta-feira (12/08) e seguindo até sexta-feira (14/08), às 18h50, a série “Mineração em Quiterianópolis: o progresso que escorreu pelo Rio”. São três matérias que abordam a contaminação por minério de ferro e outros metais no município, além dos impactos socioambientais na região.
A série vai relatar os impactos causados a partir da instalação, em 2010, da mineradora Globest em Quiterianópolis, município do Sertão dos Inhamuns, interior do Ceará. Com a promessa de levar desenvolvimento econômico e gerar empregos para a região, a empresa foi instalada sem ouvir e nem respeitar as comunidades do entorno.
Durante os sete anos de operação, a companhia cometeu vários crimes socioambientais, conforme documentado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), entre os quais, a instalação de barreira de contenção de escoamento na área de preservação permanente (APP) do Rio Poty, a execução de extração de minerais sem licença da autoridade competente e o lançamento de resíduos diretamente no solo.
Atualmente, a questão está sendo acompanhada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido e de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, bem como pelo Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar.
“Mineração em Quiterianópolis: o progresso que escorreu pelo Rio” tem produção de Suely Frota, reportagem e edição de texto de Cibele Couto e edição de imagens de Ribamar Júnior. As imagens são de Reginaldo Silva e as artes de Daniel Cardoso, com a equipe sendo composta ainda pelo motorista Félix Magalhães.
BD/AT

Related Post

TV Assembleia exibe série sobre poluição ambiental em Quiterianópolis BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 11 de agosto de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...