Governo do Ceará pretende pagar inscrição do Enem a alunos da rede pública que tiveram isenção negada

 Izolda Cela, Camilo Santana, Secretária de Educação, Eliana Estrela.


O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que envia para a Assembleia Legislativa projeto de lei para realizar o pagamento da inscrição do Enem 2021 para egressos da rede pública estadual de ensino que, por conta da pandemia, não prestaram a prova no ano passado e este ano tiveram seus pedidos de isenção indeferidos pelo Governo Federal. Ao seu lado, na transmissão ao vivo pelas redes sociais, estavam presentes a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, e a secretária de Educação, Eliana Estrela.

“O Ceará tem galgado nesses anos uma política meritocrática e consequentemente vem colhendo resultados na educação. Estamos aqui hoje para encaminhar para a Assembleia Legislativa, sob regime de urgência, o pedido para que o Estado pague a inscrição, no valor de R$ 85, para todo aluno de escola pública que teve o pedido de isenção da inscrição indeferido pelo Governo Federal. Incluindo todos os alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio em 2020, mas que não fizeram ainda o Enem, por conta da pandemia, e precisam se inscrever”, justificou o governador.

O pedido do governador deve entrar em votação na quinta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Ceará, para, após a aprovação, estar disponível a tempo da inscrição dos alunos no Enem, que se encerra no próximo dia 14 de julho.

“O Governo Federal negou essa isenção para pelo menos 3.800 alunos cearenses, e isso é um absurdo que não podemos aceitar. Não podemos prejudicar esses jovens”, ressaltou o governador, que informou ainda que o Ceará tem um histórico expressivo de alunos inscritos no Enem, entre 95 e 98%, um dos maiores índices do Brasil.

Em sua fala, Camilo Santana citou várias das ações implementadas em prol da educação, tornando muitas delas políticas públicas permanentes, principalmente em meio à pandemia do coronavírus.

“Distribuímos kits alimentação e cartão alimentação; 338 mil alunos do ensino médio receberam chips para se conectarem e terem acesso às aulas remotas, para que o aluno não se prejudicasse durante a pandemia. Adquirimos 150 mil tablets, personalizados e que permitem boa conectividade de vídeo, desses já entregamos 100 mil para alunos de 1ª série do Ensino Médio e para as Credes, e estamos aguardando para entregar os outros. Tudo isso são ferramentas para agregar aos estudos e ao acesso à informação dos alunos cearenses”, listou.

O governador também informou que o Estado está fazendo nova licitação, para alunos de 2ª Série do Ensino Médio, cerca de 170 mil tablets, com previsão de estender a iniciativa também aos alunos de 3ª série.

“São investimentos que o Estado tem feito para colocar a educação do Ceará conectada, mais moderna, agregando valor ao aprendizado na rede pública. Para os professores, vale lembrar que defendemos e conseguimos incluí-los na vacinação como prioridade, e agora vamos trabalhar para a segunda dose ser aplicada o mais rápido possível. Por mérito e confiança, e para retornar às aulas com total segurança, desejamos que todos os profissionais de educação estejam vacinados no Ceará”, explicou Camilo Santana.

A secretária Eliana Estrela destaca que o Governo do Ceará foi surpreendido com a decisão do Governo Federal em não isentar aos alunos de escolas públicas da inscrição no Enem.

“Aqui no Ceará nós temos essa sensibilidade e prioridade na educação. Temos histórico e dedicação ao Enem, que não é só no dia da prova. É uma rotina. Desde o primeiro dia de aula já estamos nos planejando para o Enem, agilizando a documentação dos alunos, aulões, motivação, redação. No dia da prova disponibilizamos transporte, caneta e água e todo o apoio para que o nosso aluno participe como deve do Enem. E essa inscrição é um ato de fortalecimento da educação cearense, que sabemos que transforma e constrói”, explicou a titular da Educação no Estado.

A vice-governadora Izolda Cela destacou a importância da decisão para garantir o acesso ao Enem aos estudantes que por algum motivo foram impedidos por conta da pandemia.

“Essa composição entre diretores, professores e equipe das escolas, sempre dá resultado. No Ceará, essa taxa alta no número de inscrições, como também um alto número de estudantes que ingressam nas universidades, é resultado de muito esforço das equipes escolares, sempre se importando com cada aluno. Por isso, no nosso governo, temos políticas públicas que dão condições a todos os alunos, para não deixar ninguém de fora. Neste momento, o aluno não pode ser prejudicado em sua chance de fazer Enem e apostar na sua nova etapa de educação, na universidade”, complementou Izolda.

O governador também parabenizou os esforços dos profissionais da Educação e fez apelo.

“Quero fazer um apelo ao Governo Federal, através do Ministério da Educação, para que se sensibilize e garanta isenção a todos os alunos de todo o País. A educação é um grande caminho para transformar e dar oportunidade à nossa juventude. Aqui no Ceará, essa lei garantirá que todo aluno de escola pública que teve negada a isenção da inscrição pelo Governo Federal terá a taxa paga pelo Governo do Estado”, ressaltou.

Adiantando que novos anúncios para a Educação serão feitos em breve, Camilo finalizou: “Espero que todos os cearenses, mesmo vacinados, continuem a praticar os cuidados com a saúde. Usem máscara, pratiquem os distanciamento social e respeitem todos os protocolos de saúde. Eu não vou descansar até que todos os cearenses sejam vacinados”.


Related Post

Governo do Ceará pretende pagar inscrição do Enem a alunos da rede pública que tiveram isenção negada BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 30 de junho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...