Especialista alerta que conta de luz pode passar por mais reajustes em 2021

FOTO ILUSTRATIVA


Os aumentos na conta de luz são motivos de preocupação para o bolso do brasileiro. Na última terça-feira (29) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a taxa da bandeira tarifária vermelha patamar 2 deve passar para R$ 9,49 por 100 kWh consumidos a partir de julho.

Em entrevista à TV Cidade Fortaleza na manhã desta quarta-feira (30), o especialista em gestão da energia elétrica, Glauber Cavalcante, afirmou que, apesar deste reajuste, o brasileiro ainda pode enfrentar outros aumentos neste ano de 2021.

“Não existe nenhuma sinalização da Agência Nacional de Energia Elétrica para mais um aumento, apesar de que essa bandeira é esperada até o mês de novembro deste ano, no mínimo, mas como acompanhante da área, que eu trabalho na área de gestão, não será surpresa se vier mais outro reajuste”, afirma o especialista.

Glauber Cavalcante explica que o motivo dos recentes aumentos na conta de luz é a crise hídrica que o País enfrenta. “[O aumento] é ocasionado pela baixa de água nos reservatórios das nossas hidrelétricas e, por tal motivo, é necessário acionar as termelétricas que têm um valor superior à energia gerada nas hidrelétricas”, diz o especialista.

Diante destes reajustes, a recomendação de Glauber Cavalcante é atentar para um consumo consciente da energia elétrica, evitando o desperdício. “Faz toda diferença para o nosso consumidor atuar de forma racional na sua casa e na sua empresa. Se for empresa é ter um projeto direcionado para a economia de energia e na residência ter cuidado, no caso da geladeira, a vedação da porta. Porque a vedação com defeito, vai gerar um custo bem maior na conta de energia. Ar-condicionado, ao utilizar, dar preferência aos 23ºC que é a nossa temperatura de conforto e não deixar portas e janelas abertas. Na iluminação, dê preferência à iluminação natural, deixe a iluminação para quando já estiver de noite. E lâmpadas de led”, recomenda.



Related Post

Especialista alerta que conta de luz pode passar por mais reajustes em 2021 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 30 de junho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...