30 kilômetros é a nova velocidade no Centro de Fortaleza

 
FOTO DIVULGAÇÃO

Como parte da Área de Trânsito Calmo do Centro, a Prefeitura de Fortaleza segue implantando novo limite de velocidade de 30 km/h em vias do bairro. O objetivo é preservar a segurança do pedestre, um dos usuários mais vulneráveis a acidentes que correspondem a 31% dos óbitos registrados no ano passado.

Planejada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a readequação contempla as ruas situadas no quadrilátero da Duque de Caxias, Imperador, João Moreira e Visconde do Rio Branco, além de trechos da Senador Pompeu e Barão do Rio Branco.

A previsão é de que placas e sinalização horizontal estejam concluídas até o dia 15 de julho. A partir dessa data será dado um período educativo de seis meses para os motoristas se adaptarem à mudança.

“A área central é considerada um importante polo gerador de tráfego pela oferta de comércios e serviços. Registramos nos últimos cinco anos 5.493 mil acidentes por lá. Deste total, 439 foram atropelamentos. 2.838 pessoas ficaram feridas e 47 perderam a vida neste período. Diariamente são realizadas 216 mil viagens, sendo 66% realizada a pé, de ônibus, bicicleta e metrô, fatores que justificam nossas intervenções”, explica a superintendente do órgão Juliana Coelho.

Menor gravidade

As ruas de baixa velocidade salvam vidas e protegem todos os que as utilizam, especialmente os mais frágeis, como pedestres, ciclistas, crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Estudos mostram que a partir de 80 km/h é praticamente impossível para um pedestre sobreviver a um acidente. A uma velocidade de 30km/h, o risco de morte de quem anda a pé é reduzido para 10%.

Em Toronto, no Canadá, os acidentes de trânsito caíram 28% desde que os limites de velocidade foram reduzidos de 40 para 30 km/h, o que levou a uma redução de ferimentos graves e fatais em dois terços. Na Colômbia, por exemplo, as fatalidades no trânsito também reduziram 32%.


Related Post

30 kilômetros é a nova velocidade no Centro de Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 25 de junho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...