Imposto de Renda: Receita abre, nesta quarta-feira, consulta ao 2º lote de restituição; Mais de 100 mil cearenses serão contemplados

A Receita abre, nesta quarta-feira (23), a partir das 10 horas, a consulta do segundo lote de restituição do imposto de renda deste ano. Cerca de 101.429 contribuintes receberão o pagamento da restituição no dia 30 de junho, no valor total de mais de RS 164,6 milhões. Desse total, R$ 4,78 milhões referem-se ao quantitativo de 2.762 contribuintes cearenses que têm restituições dos exercícios anteriores (2008 a 2020).

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possíbilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.


Related Post

Imposto de Renda: Receita abre, nesta quarta-feira, consulta ao 2º lote de restituição; Mais de 100 mil cearenses serão contemplados BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 23 de junho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...