Sertão Central está se tornando nova região de desenvolvimento econômico do Ceará

 18/06/2021 > SEXTA-FEIRA

Quixeramobim é sede do Hospital Regional (Foto: Ascom/ GE)


Uma boa safra de prefeitos faz muito bem aos municípios, a uma região. O Sertão Central do Ceará, pequeno torrão do semiárido, está se tornando exemplo de organização por possuir agentes públicos que utilizam a superação como bandeira para implantar projetos ousados de desenvolvimento econômico.

Com aval e apoio do governador Camilo Santana, o prefeito de Quixeramobim Cirilo Pimenta está criando o maior Polo de Confecção do estado. O projeto batizado de “Área Q”, tem como ponto de partida
a “Fábrica das Fábricas”, uma escola que está preparando mão de obra para o setor de confecção dentro de Quixeramobim. “Quixeramobim possui a maior economia entre Pacajus e Iguatu”, diz o prefeito Cirilo Pimenta, entusiasta e criador do Pólo de Confecção e do projeto “Área Q”.

Em Senador Pompeu, o prefeito Maurício Pinheiro está atuando em dois grandes projetos: bacia leiteira com a instalação de uma fábrica de laticínios de grande porte e o Polo Calçadista, um ambicioso plano que vai espalhar galpões para fabricar calçados em oito municípios do CODESSUL, o Consórcio dos municípios do Sertão Central Sul. Maurição está gastando sua energia tornando realidade essas plataformas de gestão de emprego, renda e riqueza.

No município de Banabuiú, também no Sertão Central, o prefeito Edinho Nobre desenvolveu um aplicativo que conquistou o Brasil. Os moradores da cidade, através de um aplicativo desenvolvido pela prefeitura, podem consultar preços, dialogar com vendedores e fazer compras.

Quando Euclides da Cunha, escreveu que o “sertanejo é, antes de tudo, um forte”, não exagerou. A vitória sobre as adversidades é a marca maior desses prefeitos que não param de exercitar as boas práticas para conseguir inverter as dificuldades de uma região pobre de solo, de água e de investimentos privados.

Maurício Pinheiro, Cirilo Pimenta e Edinho Nobre são gestores alinhados com os novos tempos, onde vencem os que cuidam
das pessoas, se preocupando não apenas com o bem estar, a saúde, a educação, a segurança, mas também com a infraestrutura e a economia.

Viver e construir a subsistência no semiárido foi uma conquista de grandes nordestinos que fizeram e executaram projetos, como
a construção de açudes para garantir abastecimento de água a população e manutenção de indústrias e empresas, criaram áreas de turismo é um comércio forte, além de um agronegócio baseado na força da não de obra é uma bacia leiteira que se tornou a maior do país. O Sertão Central além do forte sotaque cearense, está recebendo outros brasileiros como o gaúcho e o paulista. É a nova área econômica do Ceará.

CE é modelo fiscal

O governo do Ceará é o único do Nordeste que mantém salários em dia e investimentos em obras. Os dados são do Tribunal de Contas do Ceará e da Fundação Getúlio Vargas. Os demais estados nordestinos não pagam em dia e, ainda, não reajustam salários há 5 anos. Camilo tem o melhor crescimento do PIB e maior crescimento de receita em plena pandemia.

Cid no ataque

O senador Cid Gomes, líder do PDT, disparou contra o Governo Federal. Segundo o senador cearense, o Ministério da Educação cortou R$24 milhões da área de pesquisa. “Não vamos deixar o genocida destruir a educação”, atacou. Cid fez os cálculos e contabiliza redução nos investimentos da educação a partir da chegada de Bolsonaro ao poder.

Governo federal não se articula nos estados

O deputado federal capitão Wagner é um crítico do governo federal quando o assunto é unidade na divulgação dos investimentos nos estados. Para o parlamentar, essa falta de unidade na divulgação dos atos de transferência de recursos e entrega de obras afasta os parlamentares do apoio público ao bolsonarismo. “Um deputado faz um ato sozinho, sem que ninguém saiba e isso cria dificuldades”, diz Wagner.

Os novos rostos da política do Ceará

A campanha política de 2022 colocará no cenário da política do Ceará novos rostos com grande vocação política. Além de Janaína Farias e Dayana Bittencourt para a Câmara Federal, surge para Assembleia Lia Ferreira Gomes. São mulheres com eleição batida.


Related Post

Sertão Central está se tornando nova região de desenvolvimento econômico do Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 18 de junho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...