Leilão do 5G abre nova frente de investimentos em infraestrutura e tecnologia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza nesta quinta-feira (4) o leilão das frequências do 5G, o novo padrão de conectividade móvel que promete internet de alta velocidade para o Brasil. As empresas que vencerem a disputa ficarão responsáveis pela compra e instalação de equipamentos e torres de transmissão para o sinal da nova tecnologia e terão o direito de exploração das faixas por 20 anos.

A expectativa é que a chegada do 5G abra caminho para o desenvolvimento de inovações em áreas como realidade aumentada, realidade virtual, a chamada internet das coisas com as conexões de vários dispositivos à internet, equipamentos autônomos e holografia e para a realização de atividades mais complexas à distância, como cirurgias. Mas a desigualdade no país é um dos maiores desafios para garantir o acesso à nova tecnologia, e a mudança deve demorar algum tempo para chegar a boa parte dos consumidores.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama sobre as perspectivas de avanço tecnológico e investimentos em infraestrutura a partir do leilão do 5G no Brasil. Para descrever o que se espera do processo de implementação da nova tecnologia, participam deste episódio o consultor Fabro Steibel, PhD em comunicação e diretor executivo do ITS Rio (Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio), e Eduardo Grizendi, diretor de engenharia e operações da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

(*) CNN
www.carlosdehon.com

Related Post

Leilão do 5G abre nova frente de investimentos em infraestrutura e tecnologia BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...