Somente um dos 184 municípios cearenses obteve nota máxima no Índice Firjan de Gestão Fiscal 2025 (IFGF), estudo que faz um raio-x das contas de mais de 5 mil cidades em todo o País. O resultado máximo foi atingido por São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Para chegar à nota 1,0000, o município registrou avaliação máxima nos quatro pilares monitorados pela Firjan, com base em dados de 2024: Autonomia, Gasto com Pessoal, Liquidez e Investimento.
Segundo a pesquisa, classificações acima de 0,8 são consideradas 'gestão de excelência'; entre 0,6 e 0,8, "boa gestão"; entre 0,4 e 0,6, "gestão em dificuldade"; abaixo disso, "gestão crítica".
Para efeitos comparativos, na média, os municípios cearenses terminaram o ano de 2024 com uma situação fiscal difícil. O IFGF médio do estado alcançou 0,5491.
"Obter a nota máxima em todos os indicadores do Índice Firjan de Gestão Fiscal é o 'Oscar' de qualquer administração pública, pois reflete o nosso zelo e responsabilidade com o dinheiro público e nos permite fazer investimentos que mudam a vida das pessoas", comenta o prefeito de São Gonçalo, Marcelo Teles, em conversa com esta Coluna.
Nenhum comentário: