Fortaleza alcança nota 9,9 na avaliação Mapa Brasil Transparente

 14/03/2021 > DOMINGO



O município de Fortaleza alcançou a nota 9,9 na avaliação do Mapa Brasil Transparente da Controladoria Geral da União (CGU). A análise corresponde ao período entre 01/04/2020 e 31/12/2020. Fortaleza teve resposta positiva para as 19 perguntas do questionário aplicado sobre transparência ativa, possibilitando o acompanhamento das ações implementadas na promoção do acesso à informação.
A avaliação, que faz parte da aplicação da Escala Brasil Transparente, leva em consideração aspectos como a publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras.
De acordo com a secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), Cristina Machado, mediante a pandemia do novo coronavírus, foi reforçada a divulgação e o monitoramento de dados para que o cidadão possa exercer ainda mais o papel de controle social.
“A Prefeitura de Fortaleza, através da CGM, da Secretaria das Finanças (Sefin) e de outros órgãos, reúne esforços para que possamos garantir cada vez mais a transparência dos recursos públicos. Além disso, disponibilizamos mecanismos onde o cidadão possa solicitar as informações. Nossos requisitos estão sendo cumpridos e o Município conseguiu avançar nesses patamares, alcançando 9,9”, comentou Cristina.
A divulgação das informações no portal da transparência deve ser feita de forma prática e objetiva, de forma que as pessoas possam tomar conhecimento do que está sendo feito, reforçou a secretária.
“Esta nota é um reconhecimento pela dedicação das equipes técnica em implementar sistemas para a padronização dos dados, de acordo com os devidos critérios e atividades, de modo que as informações e os procedimentos estejam cada vez mais transparentes e garantindo que o poder público está cumprindo o seu papel. É um indicador de que estamos no caminho certo e avançando cada vez mais”, completou Cristina.

(*) Com informações MAPA BRASIL TRANSPARENTE

Related Post

Fortaleza alcança nota 9,9 na avaliação Mapa Brasil Transparente BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 14 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...