Ceará tem 75% dos municípios com mais pessoas vacinadas do que casos confirmados de Covid-19

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou, neste domingo (28), que dos 184 municípios Cearenses, 138 já possuem mais pessoas vacinadas contra a Covid-19 do que casos confirmados da doença.

Dos 138 municípios, 47 possuem o dobro ou mais da população vacinada com a primeira dose do que casos de Covid-19.

Segundo a Sesa, esse é um dos caminhos para a “imunidade de rebanho”, quando cerca de 70% de uma população se torna imune a uma doença, reduzindo assim as chances de contágio dos 30% restantes.

“O Ceará tem 75% dos municípios que possuem mais pessoas vacinadas do que confirmadas com covid-19. Isso é muito importante, principalmente, quando a gente fala de vacinação. E aí, sim, a gente fala de imunidade de rebanho. Quando a gente tiver cerca de 70% das pessoas imunizadas, vamos estar dificultando a infecção nos outros 30%. Então, esse é um marco muito importante”, afirma Magda Almeida, Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.
Cadastro de vacinação no Ceará

Segundo a secretária executiva da Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, o cadastro foi estendido para que mais pessoas tenham a oportunidade de se inscrever.

Ela ressalta também a agilidade na aplicação das vacinas: “Nós somos o segundo estado com mais doses aplicadas, com base nas vacinas distribuídas. Isso tudo é reflexo da mobilização de todos os gestores e dos profissionais de saúde, que têm enfrentado muitas intempéries para chegar nos locais de vacinação. E também por causa da transparência: os órgãos de controle e o Saúde Digital conseguem dimensionar e fazer com que as pessoas acompanhem essa dinâmica da vacinação. Por isso, é importante que todos se cadastrem”, diz.

Casos de Covid-19 devem cair nas próximas semanas

Com o isolamento social rígido decretado pelo governador Camilo Santana, o platô da segunda onda da Covid-19 foi alcançado no Ceará. A estabilização dos casos e uma possível redução nos diagnósticos positivos, anima o Estado, que renovou o decreto de lockdown até o domingo de Páscoa, mas já planeja a retomada gradual das atividades econômicas no dia seguinte, 5 de abril.

“Estamos no platô. Ou seja, os [novos] casos podem cair nos próximos dias. A taxa de recuperação voltou a crescer, ela estava em queda, o potencial de propagação está em 1.07. Se continuar assim, daqui a duas semanas poderemos flexibilizar [as atividades econômicas”, comemora o estatístico Nonato de Castro, do Instituto Instituto Brasil de Pesquisas Inteligentes (IBPI). Conforme o especialista, o ideal é que o potencial de propagação seja inferior a um, que acontece quando uma pessoa infectada transmite a doença para menos de uma pessoa. “Aí se pode começar a pensar em liberar [as atividades]”.
Dr. Cabeto diz que Ceará atingiu platô de casos

Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Ceará (Sesa), afirmou que o Estado é o segundo maior em número de pessoas vacinadas, perdendo apenas para São Paulo. Em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação nesta sexta-feira (26), o gestor fez um balanço sobre a campanha de imunização.

“Temos um platô, mas é um platô ainda muito recente, de poucos dias e um platô que ainda tem um número de atendimento muito grande. É bom lembrar que hoje nós temos o pico da pandemia com quase 60% a mais de casos do que tivemos em maio e abril do ano passado. Quer dizer, são números exorbitantes”, diz Dr. Cabeto.

Policiais penais pedem prioridade na vacinação

Marcelo Linhares Aragão (45) foi um dos cinco policiais penais que morreram no Ceará, vítima do novo coronavírus. A morte foi comunicada pela Secretaria de Administração Penal (SAP) no último sábado (27). O agente de segurança faz parte de um grupo com, pelo menos, 783 registros da doença confirmados. Como o serviço é essencial, eles continuam trabalhando desde o início da pandemia, preocupando o sindicato representante da categoria, que busca incorporar os policiais penais na próxima etapa da campanha de vacinação no Estado.

“São Paulo e Espírito Santo já confirmaram a vacina para a segurança pública na próxima etapa, mas a gente precisa antecipar aqui no Ceará. A gente tá nessa busca por essa prioridade. Não podemos parar, somos um serviço essencial. Fazemos escoltas até nos hospitais, ficamos expostos a esse vírus. Por causa disso, a gente quer pedir ao governo que antecipe essas vacinas”, solicita Joélia Silveira, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-CE).



Related Post

Ceará tem 75% dos municípios com mais pessoas vacinadas do que casos confirmados de Covid-19 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 29 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...