Segunda onda da covid no Ceará está entrando em fase de desaceleração, diz especialista

31/03/2021 > QUARTA-FEIRA
Como já havia sido alertado anteriormente, o Ceará enfrentou o pico da segunda onda da covid-19 durante o mês de março. Em 30 dias, o estado registrou 79.783 novos casos de infecção pelo vírus e 2.014 mortes por conta da doença.

Mas, com a aproximação do início de abril, vem também uma boa notícia para os cearenses: o estado está entrando na fase de desaceleração da segunda onda. Segundo Agliberto Ribeiro, diretor do Instituto Ampla Pesquisa, uma análise dos dados do IntegraSUS mostram que as médias móveis de casos confirmados e de óbitos estão começando a diminuir, o que indica o início de uma retração da doença.

“De acordo com dados fornecidos pelo portal IntegraSUS, tanto a média móvel de casos confirmados como de óbitos estão baixando. O que é um indício de que passamos pelo pico da doença e estamos saindo da fase de estabilidade alta, começando a fase de descida”, explica Agliberto Ribeiro.

Segundo ele, a tendência é que, nas próximas semanas, o Ceará volte para um cenário parecido com o que foi visto após a primeira onda. Porém, hoje, o estado tem uma vantagem sobre a pandemia: a vacina. “A tendência é que voltemos ao que chamamos de ‘novo normal’ de forma gradativa, como ocorreu na primeira onda. A diferença é que, agora, já estamos vacinando a população”, afirma.

A análise do especialista complementa o que já vinha sendo dito por autoridades como o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, que, na semana passada, falou sobre a covid estar alcançando um platô no Ceará. Porém, o número de internações de pacientes com a doença ainda é alto, com 93,15% dos leitos de UTIs ocupados e 78,38% de lotação nas enfermarias, segundo os dados da última terça-feira (30). A análise de Agliberto é que os hospitais só comecem a desafogar no período entre a segunda quinzena de abril e o início do mês de maio.

Apesar de apontar para um cenário de melhora no quadro da pandemia no Ceará, o especialista também alerta que as ações da população são essenciais para esta redução nos números da covid. “Será muito importante que a população evite aglomerações nesse próximo feriado [Semana Santa] para que esses números continuem baixando e possamos voltar, gradativamente, as atividades não essenciais. Acredito que é um esforço conjunto por um bem maior”, conclui Agliberto Ribeiro.
Reabertura

Em uma live na última sexta-feira (26), o governador Camilo Santana antecipou que o Estado pode começar um processo de reabertura das atividades não essenciais a partir do dia 5 de abril, na próxima segunda-feira. Mas, para isso, a adesão da população ao isolamento social rígido é essencial.

“Nós já vamos discutir a possibilidade de retomada gradual a partir do dia 5. Claro que isso tudo vai ser avaliado ao longo da semana. Por isso que é muito importante, e aqui eu quero fazer um apelo diretamente para cada um dos irmãos e irmãs cearenses, a importância dessa semana nós mantermos o isolamento social. Passar uma Semana Santa em casa, com os familiares, com as pessoas que nós amamos. Orarmos, pedirmos esperança nesse momento tão difícil que o mundo está passando. Para que a gente possa chegar ao final da semana com a redução de casos e poder iniciar a retomada a partir do dia 5”, destacou Camilo.


Related Post

Segunda onda da covid no Ceará está entrando em fase de desaceleração, diz especialista BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 31 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...