Fortaleza pode enfrentar o pior momento da covid-19 entre 12 e 22 de março, diz especialista

Secretaria da Saúde do Ceará
SESA
O cenário da pandemia em Fortaleza se agrava. A segunda onda da covid-19 pode chegar ao seu auge nos próximos dias, segundo o estatístico Nonato de Castro. Mas dessa vez, a situação pode ser ainda pior do que o que aconteceu no ano de 2020.
“Nós estamos indo para o pico com a probabilidade, de 98%, que ocorra entre os dias 12 e 22 de março. Porém, quando nós chegamos no pico da chamada segunda onda, nós estamos chegando em um momento mais agravante”, alerta o especialista.
Segundo ele, o quadro que Fortaleza enfrenta agora é diferente do que aconteceu no pior momento da primeira onda. Isso porque a taxa de transmissão do vírus é ainda mais alta e o sistema de saúde, tanto da rede particular quanto da rede pública, está perto de um colapso.
“Tudo isso vai mostrar que, quando passarmos do pico, vai ser um cenário de terra devastada. Coisa que não ocorreu no ano passado, quando esse pico ficou em um platô. A descida da curva foi suave. Se não forem tomadas medidas urgentes, a descida da curva vai ser muito dolorosa, porque vão ter muitas mortes”, afirma Nonato de Castro.
Variante de Manaus
Na última segunda-feira (1º), o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, afirmou que a variante de Manaus do coronavírus, que já havia sido encontrada em algumas pessoas no Ceará, mostra indícios de que está em transmissão comunitária no Estado.
Caso se confirme, essa transmissão pode comprovar o cenário que foi descrito pelo estatístico. Isso porque a cepa de Manaus possui características que tornam a transmissão ainda mais intensa e pode dificultar a campanha de vacinação.
(*) gcmais

Related Post

Fortaleza pode enfrentar o pior momento da covid-19 entre 12 e 22 de março, diz especialista BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 3 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...