Nova fase de vacinação começa com idosos de 74 anos na segunda-feira (22/03)

A Prefeitura de Fortaleza inicia, na próxima segunda-feira (22/03), a vacinação de idosos de 74 anos contra a Covid-19. Os agendamentos serão organizados pelo Município, considerando os cadastros já realizados via plataforma Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), ferramenta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Neste sábado (20/03), o prefeito José Sarto e a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, formalizaram o anúncio em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Os idosos agendados para receber a primeira dose do imunobiológico na segunda-feira serão comunicados, no domingo (21/03), via e-mail e número de WhatsApp cadastrados. A Prefeitura também disponibilizará a lista com os nomes dos agendados no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.

A iniciativa corresponde à segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, que contemplará os idosos de 60 a 74 anos. Em Fortaleza, a nova etapa vai ocorrer de forma gradual e escalonada, começando pelos idosos de 74 anos.

O prefeito Sarto destacou a eficácia da logística em execução pelo Município, que vem garantindo a Fortaleza patamar referencial no Brasil no âmbito da vacinação. “Somos uma das poucas capitais que completaram a quantidade de idosos acima de 75 anos já vacinados. Atingimos 105% e ultrapassamos a meta para a vacinação deste público-alvo. À medida que novas remessas forem chegando, seguiremos vacinando idosos pertencentes às faixas etárias decrescentes. Quando concluirmos o grupo composto por pessoas de 74 anos, seguiremos para as de 73, e, assim, sucessivamente”, esclareceu.

Modalidades e locais de vacinação

A vacinação ocorrerá de forma descentralizada, evitando aglomeração e respeitando as regras sanitárias. Além da vacinação domiciliar, serão disponibilizados oito centros de vacinação para acolher o público que optou por outra modalidade.

Os endereços estão localizados na Arena Castelão; no Centro de Eventos; no shopping RioMar Fortaleza e no RioMar Kennedy. Além do drive-thru, serão oferecidos pontos de acolhimento para vacinação para atender tanto os idosos que dispõem de carro como os que utilizam outros meios de transporte.

Já os quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter) irão aplicar o imunobiológico nas salas de acolhimento para vacinação. Esses locais atendem também o público que não tem acesso à internet ou possui dificuldades em realizar seu cadastro. As equipes da Prefeitura fazem uma busca ativa para localizar o público com esse perfil.

Também haverá a vacinação domiciliar para os idosos de 74 anos acamados ou com restrição de mobilidade, condição que deve ser informada no ato do cadastramento no Saúde Digital.

Documentos necessários

No ato da vacinação, será necessário, obrigatoriamente, apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de endereço.

Meta

Nesta segunda fase da campanha, a expectativa é alcançar 255.917 pessoas na Capital pertencentes à faixa etária de 60 a 74 anos. De acordo com a plataforma Saúde Digital, 7.954 pessoas com 74 anos já estão cadastradas.

Critérios

O início da segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 atende às recomendações do Governo do Estado do Ceará e Ministério Público Estadual e Federal, com critérios definidos através da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE).

Trabalhadores da saúde

Em paralelo à segunda fase, os trabalhadores da saúde, público prioritário da primeira fase da campanha, seguirão recebendo a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19. As listas nominais são diariamente atualizadas e publicadas no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.

Como e onde se cadastrar

Para esta segunda fase, o cadastro deve ser realizado na plataforma Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), que está disponível para a população desde o início do mês de março. Após o cadastro, a Prefeitura realizará o agendamento para a aplicação da vacina.

Próximo à data da vacinação, a confirmação do agendamento será enviada, via e-mail e WhatsApp, com as orientações sobre data, horário e local onde o idoso deve comparecer.

Além disso, diariamente é disponibilizada a lista nominal dos idosos que serão vacinados no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.

Para os idosos acamados ou com mobilidade reduzida, a vacinação domiciliar ocorre com as equipes da Prefeitura garantindo a aplicação tanto da primeira como da segunda dose.

As equipes da Prefeitura também fazem uma busca ativa para localizar os idosos que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em realizar seu cadastro. O público mencionado é encaminhado aos Cucas da Cidade.

Balanço da 1ª fase

Até o momento, 170.894 fortalezenses pertencentes aos grupos prioritários foram vacinados na primeira fase da campanha de vacinação. Destes, 87.718 já receberam o reforço (segunda dose) da vacina. A Prefeitura seguirá aplicando a segunda dose da primeira fase.

Idosos acima de 75 anos (fase 1)

Cerca de 7 mil idosos com idade a partir de 75 anos, pertencentes à primeira fase da vacinação contra a Covid-19, não receberam a aplicação da vacina pelo não comparecimento ao drive na data agendada ou em nenhuma das demais oportunidades oferecidas para os faltosos. Além disso, no âmbito domiciliar, alguns idosos não estiveram em suas residências durante as visitas das equipes ou cadastram endereço não condizente.

Portanto, idosos faltosos ou não localizados, caso ainda tenham interesse em receber o imunobiológico, devem entrar em contato por meio do telefone 156. Os critérios para a garantia do serviço são, além do cadastro prévio no site VacineJá, o comprovante de residência localizado em Fortaleza.

Serviço
Início da segunda fase da campanha de vacinação contra Covid-19 em Fortaleza
Quando: a partir de segunda-feira (22/03)
Público da 2ª fase: idosos de 60 a 74 anos, começando pelos idosos de 74 anos





Related Post

Nova fase de vacinação começa com idosos de 74 anos na segunda-feira (22/03) BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 22 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...