Ao contrário de alimentos, gasolina e luz esvaziam bolso de pobre e rico

 

Para o economista André Braz, se em 2020 a inflação afetava só os menos favorecidos, esse ano está atingindo todas as classes.



A alta nos preços da gasolina e da conta de energia elétrica tornaram deixaram a inflação pesada também para os mais ricos.
"Se no ano passado a inflação afetava só os menos favorecidos, em 2021 ela está atingindo todo mundo. Podemos até dizer que ela está mais democrática este ano", diz o economista André Braz, coordenador do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do FGV-IBRE (Instituto Brasileiro de Economia).
Braz diz que em 2021 o que tem chamado mais a atenção são os energético. A crise hídrica encareceu a energia elétrica por causa das bandeiras tarifárias que hoje está operando na vermelha 2, que é o patamar máximo, que resultou num reajuste de 52% em julho.
"Isso tem pesado bastante no orçamento familiar."
Outro item que não para de subir o preço é a gasolina. Braz lembra que tanto a energia elétrica quanto a gasolina afetam diretamente as famílias de alta renda.
"A energia é até mais democrática porque encontramos na maior parte dos lares, já a gasolina é mais quem tem carro. Se por um lado a gasolina pressiona os custos dos mais ricos, o preço do gás GLP (botijão) pesa para o pobre", pontua.



R7

Related Post

Ao contrário de alimentos, gasolina e luz esvaziam bolso de pobre e rico BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...