Ceará irá receber a partir do dia 1º três milhões de doses compradas diretamente

FOTO ILUSTRATIVA


O Ceará irá receber três milhões de doses da CoronaVac do Butantan a partir do próximo dia 1°. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 23, pelo governador de São Paulo, João Doria, e se refere ao quantitativo comprado diretamente pelo Ceará do laboratório Sinovac, via tratativas da instituição paulista.

O contrato foi assinado no último dia 9 pelo ex-secretário de Saúde, Dr. Cabeto. Se a entrega se consolidar na referida data, o Estado será a primeira unidade federativa a receber doses fora do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde. Por já ter acordo firmado, o Ceará terá prioridade no recebimento à frente de estados como Maranhão e Espírito Santo.

“Destaco a decisão do governador do Estado do Ceará, governador Camilo [Santana], que [adquiriu] 3 milhões de doses, que receberá no início de setembro”, pontuou o chefe do Executivo do governo de São Paulo. A dose será vendida, conforme dados oficiais, pelo valor de R$ 59, com o total de R$ 177 milhões.

A consolidação do contrato da vacina chinesa ocorreu logo após a suspensão da compra da russa Sputnik V. A paralisação das negociações ocorreram em virtude dos atrasos da resposta do Ministério diante da necessidade do vínculo da Sputnik V ao PNI. As ressalvas da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) com relação à importação também foram razão. O Consórcio Nordeste realizou a compra de 37 milhões de doses deste imunizante. O Ceará receberia, na primeira entrega, 183 mil doses.

17 no final de agosto
Também nesta segunda, a Secretaria de Saúde (Sesa) do Ceará alterou a previsão dada ao O Otimista na semana passada de que adolescentes entre 17 e 12 anos começariam a receber a primeira dose (D1) a partir do próximo mês. Com o novo período, a pasta afirma que o grupo passa a tomar D1 no final deste mês.

As informações mais atuais da secretaria até o fechamento deste conteúdo davam conta de que pelo menos 386.377 mil pessoas da faixa etária haviam manifestado desejo de se vacinar contra a covid-19 no Ceará, por meio de cadastro na plataforma Saúde Digital.

“[…] A gente conclui [a vacinação em pessoas a partir de 18 anos] com louvor em agosto, pelo menos nos grandes municípios, e avança para uma nova faixa etária”, declarou a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida. “Até então, o imunizante da Pfizer é o único autorizado pela Anvisa para esta parcela da população”, complementou.

Para o cadastro, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, raça, número do cartão nacional de saúde e telefone para contato, por exemplo. As prefeituras são responsáveis por cadastrar a população que não tem acesso à Internet, afirmou a Sesa.

Related Post

Ceará irá receber a partir do dia 1º três milhões de doses compradas diretamente BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 24 de agosto de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...