Com Abav Expo, Ceará deve ser modelo para retomada de grandes eventos no Brasil

Centro de Eventos no Ceará
Um dos setores mais impactados pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19 foi o de eventos – que engloba palestras, seminários, congressos, shows e feiras. Afinal, trata-se de uma atividade que pressupõe a proximidade entre as pessoas, e a proibição de aglomerações e os diversos protocolos sanitários impediram a realização de muitos eventos de pequeno, médio e grande porte ao longo de mais de um ano e meio no Brasil.

O segmento sofreu muitas perdas, com o fechamento de empresas e postos de trabalho, mas, com a diminuição nos índices de contaminação e mortes pelo vírus no País, se prepara para recomeçar. E o Ceará é um dos Estados em que os eventos de maior porte serão retomados, com uma expectativa positiva dos integrantes do setor. A Abav Expo 2021, que ocorrerá de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, é considerada o evento-teste dessa nova fase. A montagem dos estandes começou ontem.

“Nossa ansiedade é enorme, porque é a nossa retomada física de eventos. Em 2019, a Abav teve imenso sucesso. No ano passado, fizemos um grande evento virtual, bem aceito, e neste ano unimos os dois mundos, o virtual com a nova realidade do mundo físico. Queremos fazer esse evento-teste de forma segura, desenhamos protocolos importantes, pretendemos seguir todos eles. E para isso houve uma mudança geral no formato do evento. É muito gratificante saber que encontramos, junto com o Ceará, um caminho para a retomada dos eventos”, diz Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional).

De acordo com Circe Jane da Ponte, presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos-CE), a volta gradual dos eventos presenciais será muito importante para o fortalecimento do setor no Estado.

“Estamos passando por uma fase muito grande de transição devido à pandemia e dos decretos e paralisações que tivemos, ao longo desses 15 meses. A expectativa da volta é grande, por parte do setor, devido aos segmentos que estão com demanda reprimida. Esperamos que haja essa volta gradativa, constante, que mês a mês possamos contar com pessoas e convidados em eventos presenciais, tanto sociais, quanto corporativos ou de entretenimento”, afirma.

Hotelaria

O reaquecimento do setor hoteleiro será uma das principais consequências da volta dos eventos presenciais. Régis Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), observa que a ampliação dos investimentos no segmento não deve ser imediata, mas o mercado de trabalho será imediatamente beneficiado.

“Não podemos afirmar que, em curto prazo, teremos novos empreendimentos hoteleiros por conta disso. Mas, com certeza, teremos a geração de empregos, porque a engrenagem dos eventos volta a funcionar. São inúmeros atores em movimento: recepcionistas, montadores, segurança, limpeza, pessoal de alimentação, audiovisual, enfim, uma fábrica de montar eventos, e todos esses profissionais estavam parados. Consequentemente, irá gerar emprego e renda e o crescimento para o setor”, observa.

Nesta nova fase do setor hoteleiro em Fortaleza, houve a inauguração, nessa terça-feira (28), do hotel Ibis Budget Fortaleza Praia de Iracema. O empreendimento possui 234 apartamentos, conta com 90 vagas de estacionamento e loja de conveniência 24 horas. Para atender os clientes, a equipe terá 23 colaboradores diretos e outros 15 indiretos.

“É muito difícil fazer uma projeção para o setor no pós-pandemia. Mas, se retomarmos gradativamente os eventos neste ano, teremos um 2022 muito mais promissor e com a agenda repleta de eventos”, avalia Circe Jane. “Quanto mais a covid-19 diminuir, mais o turismo vai subir. Existe uma demanda reprimida muito grande, neste momento vejo melhores perspectivas para o turismo doméstico. Temos boas expectativas de ocupação dos hotéis nos meses finais do ano, e o pico deve ser janeiro”, projeta Régis Medeiros.
Governo avalia realização de mais sete eventos até o fim deste ano

Pelo menos sete eventos de médio e grande porte estão previstos para o Centro de Eventos do Ceará, até o fim deste ano. Em outubro, além da Abav Expo 2021, estão previstos o Brazil Travel Market (BTM), Fenóptica (Feira Norte e Nordeste de Materiais e produtos ópticos, relógios, joias e semi-joias), Fenace (Feira Nacional de Artesanato e Cultura, Congresso Brasileiro de Epidemiologia; Maquintex (Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil e de Confecção); e o 51º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. A Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE) informa que esse eventos não estão confirmados. Eles deverão passar por avaliação prévia, para só depois serem agendados. Em caso se não aprovação, podem ser transferidos para 2022.

“Os eventos já vêm se adequando aos protocolos adotados pelo Estado e pelas autoridades sanitárias do Ceará. Esses cuidados já são seguidos, tanto em eventos corporativos quanto em eventos sociais, haja vista que somos exemplo, devido ao rigor que é imposto ao nosso setor, quanto a essas normas e decretos. De outros setores que não seguem, não é exigido tanto quanto está sendo exigido do setor de eventos, mas perseguimos a meta de crescimento com segurança e responsabilidade”, diz Circe Jane da Ponte, presidente do Sindieventos-CE.

Pelo decreto estadual mais recente, podem ser realizados eventos sociais em buffets, restaurantes, hotéis e barracas de praia, com algumas regras, como a limitação para até 300 pessoas para ambientes abertos e 150 em locais fechados; permissão de acesso apenas para pessoas já vacinadas com 2 doses ou com comprovação de testagem negativa para Covid-19.

Para reuniões de trabalho em ambientes privados abertos ou fechados, o número de participantes é de até 300 pessoas para ambientes abertos e em 150 em locais fechados; além disso, não está permitida qualquer celebração ou festividade durante a reunião. O distanciamento mínimo entre as pessoas e o uso obrigatório de máscaras de proteção continua sendo necessário para todos os tipos de evento.

Related Post

Com Abav Expo, Ceará deve ser modelo para retomada de grandes eventos no Brasil BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...