Casal de igreja de Michelle Bolsonaro comete blackface em festa religiosa

 

Os dois cometeram uma prática racista criada há 200 anos para ridicularizar negros a fim de entreter pessoas brancas. Igreja afirma que eles não tinham "intenção de serem racistas"

BLACKFACE


A foto de um casal branco pintado de preto e com uma peruca que simula um black power causou revolta nas redes sociais, nesta quarta-feira (27/10). No registro, publicado no perfil do Instagram do homem, ele explica que a ‘caracterização’ era uma fantasia para participar de uma festa da Igreja Batista Atitude de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, no último sábado (23/10).

A ‘fantasia’ do casal remete ao blackface, uma prática racista de mais de 200 anos, usada principalmente nos filmes e no teatro, na qual pessoas brancas escureciam o tom da pele para ridicularizar negros. Na atuação, eram reforçados estereótipos racistas com o único objetivo de entreter pessoas brancas. A prática contribuía para o fortalecimento do racismo estrutural, por desumanizar negros e fazê-los ser vistos como alegorias ou anomalias.

Nas redes sociais, a postagem foi duramente criticada. “Casal se fantasia de ‘nega maluca’ em festa da igreja! Vocês tão entendendo a gravidade da nossa realidade??? Enfrentar o racismo na igreja é urgente!”, declarou Jackson Augusto, da Coordenação nacional do Movimento Negro Evangélico.

“Meu estômago revira de tanto ódio... A vontade é de dar um socão nesses racistas”, diz outro usuário em resposta. “Por isso não quero ir pra igreja mais”, lamenta outro perfil.

(*) Correio Braziliense
www.carlosdehon.com

Related Post

Casal de igreja de Michelle Bolsonaro comete blackface em festa religiosa BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...