Número elevado de mortes tem relação com dissidentes de facções, diz pesquisador

Imagens mostram as duas meninas rodeadas de moradores nas proximidades da Lagoa do Mondubim (foto: reprodução/Vídeo )
* O BLOG NÃO MOSTRA CENAS DE SEXO EXPLÍCITO, VIOLÊNCIA, PESSOAS ASSASSINADAS, OU SENDO ASSASSINADAS, VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRANSITO ENSANGUENTADAS!!!! 


O alto número de homicídios registrado em Fortaleza e cidades da Região Metropolitana tem associação direta com pessoas que faziam parte dessas organizações criminosas e, agora, querem fundar uma facção independente do Comando Vermelho (CV), Guardiões do Estado (GDR) ou do Primeiro Comando da Capital (PCC). Conhecido como “massa carcerária”, o novo fenômeno, como classifica o jornalista e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC), Ricardo Moura, vem gerando uma série de confrontos ao longo do ano. “Esses ataques e esses homicídios podemos creditar a essa reorganização criminal”, avisa.

A nova organização criminosa é mais ampla e nela há uma inquietação e descontentamento, já que, segundo Moura, esses grupos se consideram neutros e, muitas vezes, não concordam com as ações adotadas pelas organizações criminosas com atuação no Ceará. Uma diversidade de ações e de tomada de decisões que, muitas vezes, não faz sentido para quem está na base na comunidade foi o que motivou a criação desse novo grupo criminoso.

O pesquisador aponta, em relação à cobrança do chamado “pedágio”, a relação direta da prática com a pandemia. Dentro do que é estudado no mundo em relação a Covid-19, com a redução de circulação de pessoas e de dinheiro, os criminosos precisaram repensar novas formas de financiamento. “E práticas que, até então, não eram necessárias e nesse contexto de um dinheiro que circula menos, em que há uma maior restrição na circulação das drogas, foram necessárias implementar outros métodos”, diz. Seguindo a lógica do próprio pesquisador de se pensar as facções como empresas, em tempos de recessão, é necessário que elas se capitalizar e busquem novas formas de atingir um resultado, ou seja, de ter dinheiro.

Related Post

Número elevado de mortes tem relação com dissidentes de facções, diz pesquisador BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 31 de outubro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...