Enem 2021: como pais e familiares podem ajudar os estudantes a se preparar para a prova


No próximo dia 21 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá o seu primeiro dia de aplicação. A prova, que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio, é motivo de grande preparação durante toda a fase escolar.

Para obter um bom desempenho na prova, o estudante deve contar com o apoio não apenas dos professores e demais profissionais de sua escola, mas também de seus pais e familiares, que desempenham um papel fundamental para sua saúde psicológica.

Para a professora de história e sociologia Lia Moita, o suporte afetivo dos familiares para a redução do estresse e da ansiedade é um dos pontos principais a se ater. “A presença dos pais é fundamental em todo processo de aprendizagem. Eles podem criar um ambiente de menos tensão, incentivando e encorajando os alunos para a prova e propondo atividades lúdicas aos filhos”, diz.

Já a professora Regina Teixeira destaca que costuma sempre cobrar os familiares de seus alunos a acompanharem sua vida escolar. “É comprovado que os alunos cujas famílias o acompanham têm um aproveitamento muito melhor do que aqueles que a família não dá esse tipo de atenção”, afirma.

O POVO separou uma lista com as três respostas mais comuns dadas pelos professores em relação a como o acompanhamento familiar pode ocorrer durante as fases mais decisivas da vida escolar:

- Ajuda do preparo psicológico com conversas e palavras de incentivo;
- Podem ajudar na compreensão dos conteúdos;
- Podem ajudar a proporcionar um ambiente tranquilo e propício ao estudo.

Fabiano Vasconcelos, pai do terceiranista Nicholas Matias, relata que, embora seu filho seja autônomo nos estudos, sempre procura estar presente e prover a ele cursos de apoio e equipamentos que o deixe confortável. Em sua casa, o estudo é prioridade número zero. Fabiano tenta compensar os momentos em que o filho prefere estudar sozinho pela sensação de apoio, sempre ali para o que ele precisar.

“Se o aluno não possuir ainda uma autonomia de estudar sozinho e se o pai ou mãe tiverem condições e tempo de sentar e orientar, é uma boa opção”, aconselha. E, se possível, tentar proporcionar o mínimo de equipamentos que auxiliem o estudante nunca será demais.

Related Post

Enem 2021: como pais e familiares podem ajudar os estudantes a se preparar para a prova BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 31 de outubro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...