"É óbvio que nenhuma vacina causa Aids", diz um dos virologistas que descobriu o HIV

 

O virologista, e um dos descobridores do HIV, fala ao Correio sobre declarações do presidente Bolsonaro em live nas redes sociais.

Virologista Robert Charles Gallo, 84 anos, 


No início da década de 1980, um vírus potencialmente letal à época infectou, principalmente, homens gays em Nova York. O virologista Robert Charles Gallo, 84 anos, concluiu que o HIV era a causa da Aids. Além de descobrir os retrovírus humanos, ele desenvolveu o primeiro teste para detectar o vírus no sangue. O norte-americano e os colegas Luc Montagnier (França) e Françoise Barré-Sinoussi (Tunísia) isolaram o HIV. O Correio perguntou a Gallo sobre a relação feita pelo presidente Jair Bolsonaro, durante a live da última quinta-feira, de que pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 desenvolveriam Aids. A reação de Gallo — cofundador do Instituto de Virologia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland e da Rede Global de Vírus — foi de incredulidade.

O presidente Jair Bolsonaro disse que pessoas que completam o ciclo de vacinação contra a covid-19 têm desenvolvido síndrome da imunodeficiência adquirida. Como o senhor vê essa declaração?

Não li as palavras exatas dele, mas é difícil acreditar que alguém afirmaria que a vacina contra a covid-19 causa Aids. Nós sabemos o que causa a Aids. Talvez, seu presidente quisesse dizer que, imediatamente depois da vacinação, o HIV pode ficar um pouco mais ativo, o que é verdade para qualquer antígeno externo. Ou que vacinas possam ativar células imunológicas, mas isso não tem qualquer significado, e é algo que não dura muito. Não sei o que o seu presidente disse. Então, não quero ser muito crítico. Mas é óbvio que nem a vacina contra a covid-19 nem qualquer outra vacina causa Aids.

Qual é a importância de as pessoas se vacinarem contra a covid-19?

A importância é prevenir a infecção e a progressão da doença pelo vírus. Para isso, você deve ser imunizado com uma vacina eficiente.

Que mensagem o senhor enviaria às pessoas que insistem em negar a ciência?

Você me colocou em uma posição muito difícil com essa questão. Não debato com astrofísicos sobre como enviar um foguete para o espaço, pois não sou especialista em astrofísica. Não entendo a racionalização de alguém que não passa a vida estudando ciência e medicina achar que a opinião dele é tão válida quanto a dos especialistas que passam a vida toda pesquisando e estudando medicina. Apenas não compreendo o que ocorre nas mentes de pessoas que não escutam o que a ciência médica tem a dizer. Precisamos pedir às pessoas para que realmente pensem sobre a posição que estão adotando e percebam que isso não é racional.

Qual é a receita para pôr fim à pandemia?

Vacinas e uma população suficientemente educada. Usar medidas de prevenção quando o vírus se espalhar e tomar cuidado com locais apertados, particularmente com pessoas não vacinadas. Utilizar máscaras em ambientes fechados. Precisamos praticar essas medidas em todo o mundo, não apenas em um lugar. Resolver o problema em âmbito mundial — “pan” significa tudo.

(*) Correio Braziliense
www.carlosdehon.com

Related Post

"É óbvio que nenhuma vacina causa Aids", diz um dos virologistas que descobriu o HIV BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 26 de outubro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...