Novos fardos de navio nazista não devem chegar ao litoral cearense, aponta pesquisador

Objetos provenientes de embarcações alemãs voltaram a aparecer em praias do Nordeste após três anos dos últimos registros.
Fardos de borracha foram retirados de praias, em Coruripe, Alagoas, por uma retroescavadeira(foto: Prefeitura de Coruripe/AL)


Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão debruçados em um novo estudo sobre o reaparecimento de fardos de borracha no litoral do Nordeste. As novas aparições foram registradas entre julho e agosto deste ano em praias de Pernambuco, Sergipe, Bahia e Alagoas. Dados preliminares da pesquisa apontam que o material pertence ao navio de carga alemão MV Weserland, naufragado pela Marinha dos Estados Unidos em janeiro de 1944, no auge da Segunda Guerra Mundial.

Membro do Instituto de Ciências do Mar (Labmar) da UFC, o doutor em oceanografia Luís Ernesto Arruda, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, considera pouco provável, por ora, a vinda dos resquícios da embarcação alemã para as praias do litoral cearense. “As novas aparições são registradas mais ao Sul da região Nordeste, principalmente na Bahia. Por enquanto, não há nenhuma indicação de que esses fardos podem chegar à costa do Ceará”, destaca o pesquisador em entrevista ao O POVO.

Arruda já havia participado de um outro estudo em 2019 sobre a aparição dos mesmos fardos em diversas praias do Nordeste, inclusive no Ceará, em 2018. A pesquisa concluiu que o material encontrado é proveniente de uma outra embarcação da Alemanha Nazista, o navio SS Rio Grande, também afundado pela Marinha Americana em 1944, durante o conflito bélico que marcara o período.

(*) O POVO
www.carlosdehon.com

Related Post

Novos fardos de navio nazista não devem chegar ao litoral cearense, aponta pesquisador BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...