“É uma vergonha”, diz vereadora sobre arquivamento de pedido de cassação contra Ronivaldo. PSOL tenta recorrer da decisão

Vereador foi preso fim do ano passado e está suspenso do PT por ser acusado de tentativa de feminicídio. Foto: CMFor.


Após quatro votos favoráveis e apenas um contrário, o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Fortaleza arquivou o pedido de cassação contra o vereador Ronivaldo Maia (PT), acusado de tentativa de feminicídio. A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), autora da solicitação, chamou a decisão do colegiado de “vergonha” e disse que vai recorrer.

Adriana tem o prazo de duas sessões ordinárias para recorrer da decisão, o que pode ser feito nas próximas horas. No entanto, para protocolar o recurso, Adriana terá que obter as assinaturas de outros nove parlamentares da Casa Legislativa. Segundo informou ao Blog do Edison Silva, o pedido estaria sendo elaborado.

O parecer do Conselho de Ética foi apresentado pelo vereador Luciano Girão (PP), que preferiu aguardar decisão do Poder Judiciário sobre o caso Ronivaldo Maia. O parecer dele foi seguido pelos vereadores: Danilo Lopes (Avante), Professor Enilson (Cidadania) e Didi Mangueira (PDT). Somente Cláudia Gomes (PSDB) se posicionou contrária.

“Essa comissão tem uma mulher. O ideal é que fosse paritária para que casos como esses não ficassem sem respostas. A única mulher da comissão, a vereadora Claudia Gomes, votou contra o arquivamento, pois todos os homens seguiram fortalecendo a lógica machista e misógina que mata mulheres todos os dias”, disse Adriana.



“Se um homem público não é responsabilizado, homens ficam liberados para violentar e matar mulheres, pois sabem que nada acontecerá. É uma vergonha que a Câmara Municipal arquive esse caso. É inaceitável que a ‘broderagem’ seja maior que a Justiça. Vergonha” – (Adriana Nossa Cara)

O vereador Ronivaldo Maia voltou às suas atividades parlamentares no último dia 2 de abril, após passar quatro meses de licença, solicitados em dezembro, quando estava preso, após jogar o veículo em que estava contra uma mulher que estava em sua companhia. O caso foi notificado, à época, como tentativa de feminicídio.

Apesar de ter retornado para a Câmara Municipal, o vereador ainda não compareceu à sede do Poder Legislativo e alega problemas de saúde. Ele foi suspenso dos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT) e a direção estadual aguarda decisão da Justiça para apresentar um posicionamento mais concreto sobre o futuro do parlamentar na agremiação.

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza evitam falar abertamente sobre o tema, uma vez que a conduta do petista atinge toda a Casa Legislativa.

Veja abaixo a nota do PSOL:

“Recebemos com indignação a notícia do pedido de arquivamento da cassação do Vereador Ronivaldo Maia. Não responsabilizar uma figura pública que cometeu lesão corporal grave contra uma mulher é perpetuar a autorização de violentar corpos de mulheres. Nós não aceitaremos que nosso pedido de cassação termine assim, a Câmara Municipal de Fortaleza não pode se omitir de dar uma resposta à sociedade sobre isso.

Temos um Conselho de Ética sem paridade entre homens e mulheres, somente um assento é ocupado por mulher, lugar ideal para que a camaradagem prevaleça e o machismo e a misoginia sejam fortalecidos. Não descansaremos na luta pela vida das mulheres. Vamos elaborar um recurso contra a decisão e contamos com o apoio dos demais vereadores da Casa”.

O presidente do Conselho de Ética, vereador Danilo Lopes (Avante), apresentou suas explicações:

(*) BLOG DO EDSON SILVA www.carlosdehon.com

Related Post

“É uma vergonha”, diz vereadora sobre arquivamento de pedido de cassação contra Ronivaldo. PSOL tenta recorrer da decisão BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 13 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...