Ceará terá 12 feriadões em 2026; veja calendário de folgas Em 2026 no Brasil, quase todos os feriados no Brasil caem em dias úteis e viram folga prolongada. quarta-feira, 01 de outubro, 09h07.
Se você é da turma que adora curtir um feriado no meio da semana e não se conforma quando eles caem no sábado ou domingo, o g1 tem uma boa notícia: em 2026, nove dos 10 feriados nacionais cairão em dias úteis.
No Ceará, a história se repete com os feriados estaduais, já que boa parte deles vai ser em dias úteis, a começar por 19 de março, Dia de São José (padroeiro do Ceará), que vai cair em uma quinta-feira. Os feriados prolongados também animam: são 12 no total.
Abaixo, confira o calendário de feriados e se programe para curtir:
Feriados nacionais e estaduais
Janeiro
1º de janeiro (quinta-feira): Confraternização Universal - Feriado
Fevereiro
17 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
18 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas
Março
8 de março (domingo): Dia Internacional da Mulher - Feriado nacional
19 de março (quinta-feira): Dia de São José, padroeiro do Ceará - Ponto facultativo no serviço público estadual e feriados em diversas cidades
25 de março (quarta-feira): Data Magna do Ceará - Feriado estadual
Abril
3 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo - Feriado Nacional
5 de abril (domingo): Páscoa
19 de abril (domingo) : Dia dos Povos Indígenas
21 de abril (terça-feira): Tiradentes - Feriado Nacional
Maio
1º de maio (sexta-feira): Dia Mundial do Trabalho - Feriado
Junho
4 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
Setembro
7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil - Feriado
Outubro
12 de outubro (segunda-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil - Feriado
28 de outubro (quarta-feira): Dia do Servidor Público - Ponto facultativo
Novembro
2 de novembro (segunda-feira): Dia de Finados - Feriado
15 de novembro (domingo): Proclamação da República - Feriado
20 de novembro (sexta-feira): Dia da Consciência Negra - Feriado
Dezembro
25 de dezembro (sexta-feira): Natal - Feriado
(*) G1 Ceará
'Guerra' entre facções, drogas e moto roubada: o que se sabe sobre o ataque a escola de Sobral Conhecido como 'Bruno Panga', o jovem estava solto há apenas cinco meses e tem uma ficha criminal extensa
O ataque a uma escola de Sobral ocorrido na última semana foi um crime premeditado e que teve como 'pano de fundo' a disputa entre facções criminosas. Bruno Amorim Rodrigues, até agora o único suspeito preso pela ação, confessou à Polícia ser membro do grupo paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).
Conhecido como 'Bruno Panga', o jovem estava solto há apenas cinco meses e tem uma ficha criminal extensa, já respondendo por outro homicídio na cidade. Nesta terça-feira (30), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou que um laudo da Perícia Forense do Ceará "confirma que arma usada em mortes em Sobral foi utilizada em outro homicídio".
"O exame comprovou, pericialmente, que o projétil encontrado nos crimes da semana passada partiu da mesma arma de fogo utilizada em um homicídio ocorrido em julho, cujo suspeito seria o mesmo capturado na última semana", segundo a SSPDS.
A reportagem apurou que enquanto esteve no presídio, Bruno 'rasgou a camisa' da facção Comando Vermelho (CV) e entrou para a facção paulista.
Em razão da troca de facção, ele disse ter sido "decretado" pelo CV no bairro onde morava, o que levou a família dele a precisar se mudar. Conforme consta em documentos a que a reportagem teve acesso, uma das vítimas do ataque era ligada ao grupo carioca.
'Bruno Panga' nega qualquer participação no crime ocorrido no colégio, mas as evidências apontam que ele era um dos que estava na motocicleta vista em frente à escola, no exato momento dos disparos.
CRIME PREMEDITADO
O ataque aconteceu durante o intervalo, no colégio estadual Luís Felipe, em Sobral, por volta das 10h45 da última quinta-feira (25). Testemunhas dizem que o motoqueiro passou instantes antes em baixa velocidade e o garupeiro parecia mirar os disparos em um estudante.
Uma das vítimas suspeitou da atitude da dupla e comentou com os colegas. "Esses caras são flagrante (sic)", fazendo uma referência aos criminosos.
E ele estava certo. Os homens voltaram e surpreenderam os alunos.
Um grupo de alunos fumava maconha naquele momento, droga esta que pertencia a uma das vítimas. Depois, as autoridades encontraram na mochila de uma das vítimas uma balança de precisão e sacolas plásticas do tipo 'dindin' que costumam ser usadas para embalar droga.
Um dos sobreviventes correu quando ouviu os disparos e depois de ter andado por alguns metros percebeu que estava baleado na perna. Ele contou também que esbarrou no corpo de uma das vítimas.
(*) Diário do Nordeste
Três homens são denunciados por matar comerciante que não pagou 'taxa' a facção no Ceará Membros de facção cobraram R$ 1 mil para que espetinho funcionasse, mas vítima só conseguiu pagar R$ 400.
Três criminosos foram denunciados pelo Ministério Público pelo assassinato do comerciante Alexandre Roger Lopes, de 23 anos, executado em Itapajé, no interior do Ceará, por não pagar o valor integral cobrado pela facção criminosa dos investigados.
Alexandre foi atacado com tiros no dia 17 de agosto, enquanto trabalhava no espetinho de sua propriedade. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu dois dias depois, no hospital.
(*) g1 Ceará
Entenda o que pode ter causado a morte de pesquisador paulista durante escavação em gruta no Ceará O caso foi registrado nesta terça-feira (30) no Sítio Lajeirinho, zona rural de Limoeiro do Norte, interior do estado.
Inalação de gases tóxicos ou movimentação da terra podem ter causado o desmaio do pesquisador Janderson Assandre, de São Carlos (SP), conforme o Corpo de Bombeiros. Janderson foi encontrado morto nesta terça-feira (30) durante uma atividade de escavação em uma gruta no Sítio Lajeirinho, zona rural de Limoeiro do Norte.
Janderson era pesquisador e biólogo e estava no local com outro colega realizando a escavação quando ambos passaram mal. O pesquisador desmaiou no interior de uma fenda e foi resgatado sem vida. A vítima, de 31 anos, tinha experiência como escalador.
De acordo com o corpo de Bombeiros do Ceará, que fez o resgate da dupla, as primeiras informações apontam que o desmaio pode ter sido provocado por movimentação de terra ou pela possível inalação de gases tóxicos. Ainda não há, no entanto, confirmação sobre as circunstâncias da morte.
"As equipes do CBMCE, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará), atuaram no resgate, que exigiu técnicas especializadas devido ao risco de desmoronamento e à profundidade da cavidade. Infelizmente, uma das vítimas já se encontrava em óbito no momento da chegada da guarnição. A segunda foi retirada com vida e entregue aos cuidados da equipe do Samu para atendimento médico."
Entenda as duas hipóteses:
A movimentação brusca de terra na área de gruta pode ter causado uma pancada, levando a problemas circulatórios, desmaio e até morte.
A inalação de gases tóxicos liberados durante escavações em grutas pode ter causado mal-estar dos dois pesquisadores e, em seguida, o desmaio de Janderson.
Um caso semelhante ocorreu no Ceará em 2017, quando três pessoas morreram e uma foi hospitalizada ao inalar gás tóxico em um tanque aquático em um centro de reabilitação do Sesc de Iparana, na Grande Fortaleza.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que também atendeu a ocorrência à época, é comum a presença de gases tóxicos em poços, onde o ar também é mais rarefeito. A combinação dos fatores pode causar desmaios.
(*) g1 Ceará
Justiça Suspeito de matar ex-delegado em SP morre em confronto com a polícia
Um dos suspeitos de participação na morte do ex-delegado-geral de São Paulo Ruy Ferraz Fontes morreu em confronto com a polícia nesta terça-feira (30), no Paraná, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP-SP).



Segundo as investigações, o homem, que era foragido da Justiça e tinha um mandado de prisão em aberto, foi identificado após a perícia encontrar suas impressões digitais em um imóvel utilizado pelos criminosos em Mongaguá, no litoral paulista.
De acordo com a SSP-SP, com a expedição do mandado de prisão pela Justiça, ele fugiu para Curitiba (PR), onde foi localizado por equipes de investigação. Durante a abordagem, reagiu e acabou baleado, não resistindo aos ferimentos. Quatro pessoas já foram presas.
Perseguição
Ruy Ferraz que era secretário de Administração da prefeitura de Praia Grande foi morto por volta das 18h do dia 15 de setembro, em um bairro próximo à prefeitura e ao fórum do município. Imagens de câmeras de segurança mostram seu carro em fuga, em alta velocidade, até capotar entre dois ônibus ao tentar entrar em uma avenida. O carro que o perseguia chega pouco depois com três homens com fuzis. As imagens mostram que dois foram até o carro dele e disparam vários tiros. Em seguida, entraram no carro e fugiram pela mesma avenida onde perseguiram o ex-delegado.
Histórico
Ferraz foi delegado por mais de 40 anos, tendo passado pela Divisão de Homicídios do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), além de ter sido delegado de Polícia Titular da 1ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado de Polícia Titular da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Furtos e Roubos a Bancos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e comandado outras delegacias e divisões na Capital.
Também foi diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP) e esteve à frente da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo. Ferraz foi responsável pela prisão de lideranças do PCC nos anos 2000, quando atuava na repressão a roubo de bancos, e também como delegado-geral, função que exerceu até 2022. Depois de se aposentar ele assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande (janeiro de 2023), permanecendo na gestão iniciada em 2025 com o prefeito Alberto Mourão.
Edição:
Valéria Aguiar
(*) Agência Brasil
Geral Concurso 2921: Mega-Sena não tem ganhador; prêmio vai a R$ 7,5 milhões
O concurso 2921 da Mega-Sena não teve ganhador nesta terça-feira (30) e o prêmio acumulou para R$ 7,5 milhões.



Os números sorteados foram: 09 -12 - 14 - 16 - 26 - 36
A quina teve 32 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 32.378,25. Outras 2.240 apostas fizeram a quadra e irão ganhar um prêmio de R$ 762,43 cada.
O próximo sorteio será na quinta-feira (2).
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet.
Edição:
Carolina Pimentel
Justiça STF tem maioria para manter número de deputados nas eleições de 2026
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta terça-feira (30) maioria de votos para referendar a liminar do ministro Luiz Fux que manteve o mesmo número de deputados das eleições de 2022 nas eleições de 2026.



Ontem (29), Fux atendeu ao pedido do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), para que as alterações no número de deputados federais – de 513 para 531 – ou qualquer normatização que pudesse advir do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sejam aplicáveis somente a partir das eleições de 2030.
Após a decisão, Fux enviou ao plenário virtual da Corte sua decisão para ser referendada pelos demais ministros.
Até o momento, os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Dias Toffoli votaram para manter a decisão de Fux.
A votação virtual do caso será encerrada nesta quarta-feira (1°).
Edição:
Valéria Aguiar
(*) Agência Brasil
Saúde São Paulo confirma cinco mortes em casos de intoxicação por metanol
O governo do estado de São Paulo informou nesta terça-feira (30) que cinco pessoas morreram após sete casos de intoxicação por metanol no estado. Uma das mortes foi comprovadamente causada por consumo de bebida alcoólica adulterada; as outras quatro continuam sendo investigadas. 



A apuração busca esclarecer se as ocorrências de intoxicação por metanol estão relacionadas ao consumo social de bebidas alcoólicas ou associadas à ingestão de álcool em postos de combustíveis por pessoas em extrema vulnerabilidade.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, além das sete intoxicações confirmadas, 15 casos suspeitos estão em investigação
Segundo o governo paulista, foram apreendidas nesta terça-feira, em diferentes pontos da capital, 112 garrafas de vodca que podem ser falsas; 17 delas foram encontradas no bairro da Mooca.
“Os investigadores agora concentram esforços em rastrear a origem das distribuidoras e os fluxos de pagamento. Os donos de estabelecimentos já prestaram esclarecimentos, e as operações avançam sobre a cadeia de distribuição, a partir das vítimas identificadas”, disse o governo de SP, em nota.
Sintomas
De acordo com o governo de SP, a pessoa que apresentar um quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.
Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até seis horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.
Até seis horas após a ingestão, a pessoa intoxicada pode apresentar: dor abdominal intensa, sonolência, falta de coordenação, tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e pressão arterial baixa;
Entre seis e 24 horas após a ingestão, a lista de sintomas inclui: visão turva, fotofobia, visão embaçada, pupilas dilatadas, perda da visão das cores, convulsões e coma.
Em casos mais graves, o paciente pode evoluir para cegueira irreversível, choque, pancreatite, insuficiência renal, necrose de gânglios, tremor, rigidez, lentidão dos movimentos e chegar ao óbito.
Emergência médica
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.
Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
Em caso de identificação dos sintomas, é preciso buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;
É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.
(*) Agência Brasil
Ancelotti chega ao Brasil para convocar Seleção sem Raphinha e com volta de Vini para amistosos Treinador desembarca no Rio na manhã desta quarta após duas semanas no Canadá e tem desfalques para pegar Coreia e Japão: Alisson, Alex Ribeiro, Marquinhos, Andrey e Raphinha
Uma convocação com chegadas e saídas de nomes consagrados. É isso o que se espera da lista que será divulgada por Carlo Ancelotti nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília), na sede da CBF, para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão. Raphinha fora por lesão e Vini Júnior de volta são os destaques entre os escolhidos pelo italiano, que chega ao Brasil no início da manhã.
Como já tinha acontecido após a Data Fifa de junho, Ancelotti não permaneceu em território brasileiro o período entre convocações e passou as últimas duas semanas com a família no Canadá. O roteiro é o mesmo dos dois meses de férias até a lista de setembro. E foi de um dos países-sede da Copa do Mundo que o treinador observou a lista de desfalques aumentar.
Raphinha, Alexsandro Ribeiro e Marquinhos já eram baixas por lesões sofridas nas últimas semanas e a rodada da terça-feira da Champions aumentou ainda mais essa relação: Andrey Santos e Alisson foram substituídos das partidas de Chelsea e Liverpool por problemas médicos e também não vão ter condição de serem convocados. ToJá Éder Militão, que foi substituído ainda no primeiro tempo do clássico com o Atlético de Madri por conta de uma pancada, desfalcou o Real diante do Kairat, mas a informação que chegou para a CBF é de que não há lesão. O mesmo vale para Luiz Henrique e Douglas Santos, poupados da rodada do último fim de semana pelo Zenit.
Se a lista de desfalques é extensa, a expectativa é de que Carlo Ancelotti promova os retornos dos velhos conhecidos Vini Júnior e Rodrygo. O primeiro não foi chamado para as últimas rodadas das eliminatórias por estar suspenso diante do Chile e é nome certo, enquanto o Rayo tem boas chances de ser convocado pela primeira vez pelo ex-treinador das as contusões são musculares.
As ausências abrem espaços ainda para observações, por mais que a pré-lista enviada para a Fifa no último dia 21 de setembro não conte com grandes novidades. Um dos destaques do Brasileirão no último mês, Philippe Coutinho não foi pré-convocado, apesar das declarações de Fernando Diniz de que merece uma chance com a camisa da Seleção.
A ausência na pré-lista, no entanto, não impede a presença na lista definitiva que será divulgada nesta quarta-feira. A única diferença é que um jogador que não esteja nesta relação inicial não terá liberação obrigatória e dependerá do aval do clube.
É neste cenário de baixas e retornos que Ancelotti fará a terceira convocação no comando da Seleção nesta quarta-feira. A delegação se apresenta na próxima segunda-feira, em Seul, e encara a Coreia, dia 10, na capital coreana, e o Japão, dia 14, em Tóquio.
Palmeiras x Vasco: onde assistir ao vivo, horário e escalações Veja também desfalques, arbitragem e outras informações de duelo válido pela 26ª rodada da
Palmeiras e Vasco se enfrentam às 19h (de Brasília) desta quarta-feira no Allianz Parque, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Premiere transmite ao vivo.
A derrota para o Bahia encerrou a sequência de 11 rodadas sem derrotas do Palmeiras no Brasileirão. O time parou nos 49 pontos em 23 jogos e está na terceira colocação, a cinco do líder Flamengo, mas com um jogo a menos.
O Vasco, por sua vez, chega ao confronto embalado por duas vitórias consecutivas no torneio, contra Bahia e Cruzeiro. A equipe de Fernando Diniz não perde há quatro partidas, deu um salto na tabela e abriu boa margem de distância para a zona de rebaixamento. O time carioca abre a rodada na 12ª posição, com 30 pontos.
Onde assistir
Transmissão: Premiere;
Palmeiras - técnico: Abel Ferreira
O Verdão não contará com Lucas Evangelista, que machucou a coxa direita, vai passar por cirurgia e não atua mais na temporada. A tendência é que Andreas Pereira seja recuado, e Mauricio e Raphael Veiga são os principais concorrentes à vaga no meio-campo. Facundo Torres corre por fora, caso o técnico deseje usar três atacantes. Nas laterais, o titular Khellven deve ser desfalque, mas Piquerez pode jogar após um trauma no joelho contra o Bahia.
Provável escalação: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Jefté); Aníbal Moreno, Andreas Pereira, Felipe Anderson e Raphael Veiga (Mauricio ou Facundo Torres); Flaco López e Vitor Roque.
Vasco - técnico: Fernando Diniz
Diniz terá desfalques importantes no time titular. Carlos Cuesta sofreu um edema no músculo adutor da coxa esquerda no duelo contra o Cruzeiro e foi vetado pelo departamento médico, assim como Matheus França, que sentiu uma entorse no tornozelo na última atividade no CT Moacyr Barbosa. Barros também é ausência por suspensão pelo terceiro cartão amarelo. A boa notícia é o retorno de Tchê Tchê, que deve iniciar como titular.
Time provável: Léo Jardim; Paulo Henrique, Lucas Oliveira, Robert Renan, Puma Rodríguez; Hugo Moura, Tchê Tchê, Coutinho; Rayan, Nuno Moreira e Vegetti.
RAFAEL kLEIN APITA O JOGO
(*) GE
Quarta-feira da 26ª semana do Tempo Comum, 01 de outubro, 07h18
Evangelho (Lc 9,57-62): Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: «Eu te seguirei aonde quer que tu vás». Jesus respondeu: «As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça». Então disse a outro: «Segue-me». Este respondeu: «Permite-me primeiro ir enterrar meu pai». Jesus respondeu: «Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus». Um outro ainda lhe disse: «Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa». Jesus, porém, respondeu-lhe: «Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus».
«Segue-me»
Fray Lluc TORCAL Monje del Monastério de Sta. Mª de Poblet(Santa Maria de Poblet, Tarragona, Espanha)
Assinar:
Postagens (Atom)