Após crise envolvendo ex-prefeito e facção, Santa Quitéria (CE) tem nova eleição neste domingo (26)

Os eleitores de Santa Quitéria, no Ceará, voltam às urnas neste domingo (26) para escolher o novo prefeito que comandará o município até 2028. Três candidatos disputam o cargo: Cândida Figueiredo (União Brasil), Dra. Lígia Protásio (PT) e Joel Barroso (PSB). A eleição suplementar ocorre em meio a um clima de tensão e coloca frente a frente aliados da base governista estadual.

O novo pleito foi determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) após a cassação do prefeito eleito no município em 2024, José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB), e do vice, Gardel Padeiro (PP), por abuso de poder político e econômico. Eles são acusados de receber ajuda da facção criminosa Comando Vermelho (CV) para a prática de compra de votos e para ameaças contra adversários.
TENSÕES ELEITORAIS E REFORÇO NA SEGURANÇA

Desde a eleição de 2024, a política de Santa Quitéria tem sido marcada por tensões e denúncias de envolvimento do crime organizado.

Para o pleito suplementar, o presidente Lula (PT) editou um decreto autorizando o envio das Forças Armadas para reforçar a segurança no local. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (16), atendendo a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador Elmano de Freitas (PT) também concedeu anuência expressa para o envio de tropas à cidade.

No mesmo dia da autorização federal, a juíza Rosa Cristina Ribeiro Paiva e o chefe de cartório Joclean Soares, ambos da 54ª Zona Eleitoral do Ceará, reuniram-se com o comandante da 10ª Região Militar, o general Ivon Barreto; o promotor eleitoral do Ministério Público (MPCE), José Luciano da Silva; e integrantes das Polícias Militar (PMCE) e Civil (PCCE), para alinhar as estratégias de segurança.

Além da segurança, o pleito representa um embate entre lideranças de peso da base governista. O senador Cid Gomes (PSB) apoia a chapa de Joel Barroso, enquanto o deputado federal José Guimarães (PT) aposta na candidatura de Lígia Protásio. Ambos estiveram em Santa Quitéria na última semana para reforçar as campanhas.

Conforme apontou o colunista do Diário do Nordeste, Inácio Aguiar, a queda de braço entre o senador e o deputado federal é uma prévia do que pode ocorrer internamente na base governista no próximo ano. Guimarães é pré-candidato a uma das vagas ao Senado, assim como Cid — que, por sua vez, defende o nome do deputado federal Júnior Mano (PSB).

A composição pode gerar dor de cabeça para o governador Elmano, já que, embora duas vagas estejam em disputa, há cerca de dez nomes cotados, incluindo Cid, Guimarães e Mano.

Em paralelo, Cid e Guimarães travam uma disputa pela influência sobre as prefeituras cearenses. Os dois mandatários integram os partidos com a maior quantidade de prefeitos em exercício atualmente. O PT elegeu 47 em 2020 e hoje soma 48, enquanto o PSB, que havia eleito 65, já chega a 72. O resultado em Santa Quitéria pode alterar esse placar.

Related Post

Após crise envolvendo ex-prefeito e facção, Santa Quitéria (CE) tem nova eleição neste domingo (26) BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 26 de outubro de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...