Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho



O crítico de cinema e jornalista Rubens Ewald Filho, aos 74 anos, morreu nesta quarta-feira. Ela estava internado há quatro dias na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Samaritano (Higienópolis, em São Paulo). Uma queda numa escada rolante de um shopping, em decorrência de um desmaio, levou ao tratamento de fraturas e de problemas cardíacos, esforços prioritários da equipe médica.
Maior referência no âmbito do cinema internacional no país, com opiniões, por vezes, incômodas, Rubens tinha mais de 30 anos dedicados à profissão, e respondia pela popularização da difusão da crítica no país.
Curador da futura 47º edição do Festival de Cinema de Gramado, ao lado de Marcos Santuário (a argentina Eva Piwowarski, que formava a tríade de curadores, morreu em janeiro passado), Rubens respondeu por mais de 30 publicações ligadas a cinema. Em página de rede social, recentemente, lamentou a morte de duas estrelas da era de ouro do cinema: a sueca Bibi Andersson e Doris Day.
Coordenador geral da coleção Aplauso, com mais de 200 publicações alinhadas, num verdadeiro garimpo da cinematografia nacional, o crítico teve incontáveis participações em transmissões da Rede Globo, do SBT, da HBO, do Telecine e da TNT. A maioria das vezes, comentou das escolhas e dos bastidores da festa do Oscar. Em 2003, dada à especialização, publicou O Oscar e eu.
(Com Agências)

Related Post

Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 19 de junho de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...